Novo SUV a caminho!

Investimento em Gravataí para produzir SUV do Chevrolet Onix

O novo utilitário esportivo do Chevrolet Onix, aguardado para 2026, competirá com o Renault Kardian e o Fiat Pulse

Chevrolet Onix [divulgação]
Chevrolet Onix [divulgação]

A plataforma GEM dos Chevrolet Onix e Onix Plus será utilizada para o terceiro automóvel do complexo industrial de Gravataí (RS). A General Motors anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, com parte desse montante destinada à fábrica de Gravataí (RS).

Segundo informações do site Autos Segredos, o investimento será aplicado tanto na produção do SUV derivado do Onix, conhecido por enquanto como Projeto Carbon, quanto na reestilização da linha Onix.

Este novo SUV estará posicionado no segmento de entrada, ao lado do Renault Kardian, Fiat Pulse, e do futuro utilitário esportivo da Volkswagen, internamente chamado de Projeto VW 246.

Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]

Quando chega?

Durante o segundo semestre deste ano, a marca iniciará a preparação das linhas de produção em Gravataí, no Rio Grande do Sul, para a fabricação do Onix e Onix Plus reestilizados, além de iniciar a produção do terceiro automóvel na planta.

O novo SUV da Chevrolet está previsto para estrear em 2026, exibindo uma frente e traseira exclusivas. A dianteira incluirá novos para-lamas, painel frontal e capô mais altos, mantendo a identidade visual da marca nos faróis e para-choques. Na traseira, a tampa do porta-malas será redesenhada.

Embora compartilhe a plataforma GEM com o Onix, Tracker e Montana, terá características distintas para diferenciá-lo do Onix. O interior será exclusivo, com forrações das portas, bancos e painel próprios, além de um quadro de instrumentos digital integrado ao multimídia.

Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]

Segundo informações preliminares e publicadas pelo Autos Segredos, o comprimento não deve ultrapassar 4,16 metros, com largura de 1,73 metros e entre-eixos de 2,55 metros.

Sob o capô, o novo SUV manterá o motor de três cilindros 1.0, que será atualizado com a implementação do Proconve L8 em 2025, incluindo injeção direta de combustível. Ele também virá com tecnologia híbrida, com lançamento previsto para o próximo ano, juntamente com o Tracker reestilizado.

O que você espera desse futuro SUV da Chevrolet? Acha que terá sucesso no nosso mercado? Escreva nos comentários!