Dona da Jaguar Land Rover

Indiana Tata quer fabricar carros populares e SUVs no Brasil

Tata Altoz [divulgação]
Tata Altoz [divulgação]

Não são só as fabricantes chinesas que estão invadindo o Brasil. Além de Neta, Zeekr, MG, Omoda, Jaecoo, Foton e tantas outras fabricantes asiáticas que estão chegando ao país (com direito a fábrica), a indiana Tata quer fincar raízes. Prova disso é que, antes mesmo de atuar como importadora, a marca já negocia uma fábrica no Brasil.

Segundo informações do Automotive Business, a Tata já se encontra em processo avançado com o governo do estado de São Paulo para instalar uma fábrica por aqui. É possível que ela use alguma unidade recentemente desativada, como o caso da fábrica da Toyota de Indaiatuba (a qual a Neta também está de olho) ou erga uma do zero.

Tata Nexon [divulgação]
Tata Nexon [divulgação]

Segundo o secretário de desenvolvimento, Jorge Lima, representantes do governo estadual, a ambição do estado de São Paulo é viabilizar rapidamente a chegada da Tata ao Brasil com direito a fábrica. “Temos para oferecer um parque de fornecedores bastante desenvolvido e próximo das áreas que concentram outras montadoras”, diz Jorge Lima.

Tata Harrier [divulgação]
Tata Harrier [divulgação]

Gigante indiana

Vale lembrar que a Tata é, atualmente, a maior fabricante de origem indiana no mundo. Ela não é líder local por conta da Maruti Suzuki, uma joint-venture entre uma empresa indiana e a japonesa Suzuki a qual vende somente modelos da Suzuki. Como marca nascida na Índia e com modelos somente indianos, a Tata é a maior.

Tata Curvv [divulgação]
Tata Curvv [divulgação]

Além da força entre os seus próprios produtos, a Tata também é dona da Jaguar e da Land Rover. A indiana adquiriu as duas fabricantes britânicas das mãos da Ford em 2008, depois de anos em que as duas marcas apresentaram prejuízos. As operações da marca no Brasil, vale ressaltar, serão totalmente independentes da JLR, como já é lá fora.

Tata Tiago [divulgação]
Tata Tiago [divulgação]

 

Carros populares

Focada em SUVs e carros baratos, a Tata atualmente tem oito carros em seu portfólio. Não sabemos ainda quais modelos devem ser vendidos ou fabricados no Brasil, mas todos tem potencial. A entrada da marca é feita pelo Tiago, modelo com porte de Citroën C3 e que tem uma versão sedã, batizada de Tigor. 

Tata Tigor [divulgação]
Tata Tigor [divulgação]

Para brigar com VW Polo, Hyundai HB20 e Fiat Argo, a Tata oferece o Altroz. O modelo conta até com motor turbo e teto solar. A linha de SUVs começa com o Punch, que parece muito com o Citroën C3, mas é mais alto. Logo acima a marca tem o Nexon, que brigárá com Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross

Tata Punch [divulgação]
Tata Punch [divulgação]

Para rivalizar com VW Nivus e Fiat Fastback, a Tata recentemente lançou o Curvv. O modelo tem até variante elétrica e pode ser um dos grandes destaques da marca indiana por aqui. No topo da gama temos o Harrier e o Safari, modelos com porte de Jeep Commander e opção de motor diesel – o último tem sete lugares, enquanto o primeiro só tem cinco.

Tata Safari [divulgação]
Tata Safari [divulgação]

Você acha que a Tata vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários qual modelo você mais gostou.