![JAC iEV330P: a primeira picape elétrica do Brasil [divulgação] JAC iEV330P: a primeira picape elétrica do Brasil [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/P_20200918_103136_edited-990x556.jpg)
Se no passado os carros chineses tinham no preço baixo e na lista de equipamentos recheada como vantagens perante concorrentes nacionais, agora a estratégia é outra. Enquanto a CAOA Chery investiu na nacionalização de seus carros, a JAC aposta na especialidade da China: fazer carros elétricos. E com uma picape elétrica que ela quer briga com Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Com 5,61 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,83 m de altura, a JAC iEV330P é cerca de 30 cm mais longa que a média da categoria, sendo toda essa parte extra destinada à caçamba, que é mais rasa que outras caminhonetes e carrega apenas 800 kg, contra uma tonelada das rivais. A JAC iEV330P também é mais cara. Aliás, é a picape média mais cara do Brasil: são R$ 389.900 em versão única.
Ao contrário de suas rivais, a picape média da JAC não usa motor diesel ou flex, mas sim um conjunto elétrico de 150 cv e 33,7 kgfm de torque. Pode não parecer muito, mas a iEV330P tem torque instantâneo entregue diretamente ao primeiro toque do acelerador. Sem carga, ela limita a força a 60% do total disponível para preservar as baterias.
O silêncio à bordo é divertidamente estranho para uma caminhonete desse porte, onde a grande maioria dos modelos equivalentes têm motores diesel com sonoridade e vibração bem presente. A picape elétrica mostra que a força do motor elétrico é compatível sim com esse tipo de categoria.
Declaradamente voltada ao trabalho, a JAC iEV330P não será como suas rivais estradeiras que podem chegar a mil quilômetros com um tanque de diesel. Ela pode rodar até 320 km, número que pode diminuir na estrada, já que carros elétricos consomem bem mais bateria em velocidades altas.
O sistema regenerativo da JAC iEV300P não é dos mais fortes entre os carros elétrico, impossibilitando um reaproveitamento da força da gravidade ou dos freios para ganhar alguns quilômetros extras.
Passado insistente
À parte de toda tecnologia do motor elétrico, a picape da JAC parece uma Chevrolet S10 ou uma Toyota Hilux da geração anterior. É uma picape de concepção mais antiga em sua construção, como prova o fato de ela ter direção pesada com assistência eletro-hidráulica, não elétrica como era de se esperar.
Outro ponto em que a picape elétrica da JAC puxa para o lado do passado é em seu interior. Apesar da faixa de couro central, os materiais são de concepção simples, o visual parece datado e há diversos componentes vindos do SUV compacto T40 (ou iEV40 se preferir a versão elétrica), além do painel de instrumentos com tela pequena e gráficos de Nokia dos anos 2000.
Veredicto
A JAC foi extremamente ousada em sua jogada ao trazer uma picape elétrica ao Brasil. É um nicho ainda não explorado por aqui e nem lá fora e que possui potencial para explodir nos próximos anos – como Ford, Tesla e Chevrolet comprovam por estarem desenvolvendo suas caminhonetes elétricas.
A JAC iEV330P é uma picape cara por ser elétrica, mas funciona muito bem ao seu propósito que é o trabalho e servir como um carro de imagem para as empresas, que terão uma frota 100% limpa.
Analisando a picape em si, é como se ela misturasse doses do passado (suspensão e interior) com toques do futuro (motor elétrico) para tentar se inserir no presente. Tem potencial, mas precisa melhorar. Depois de ver rapidamente como os chineses evoluíram com os SUVs, e pensando que essa é a primeira tentativa no segmento de picapes, a evolução virá e muito rápido.
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