Mesma geração

Hyundai Tucson vai voltar a ser feito no Brasil com novo motor

Ainda na penúltima geração, o Hyundai Tucson vai voltar a ser produzido no Brasil neste mês, e com o motor do Creta

Hyundai Tucson [divulgação]
Hyundai Tucson [divulgação]

O Hyundai Tucson foi um dos responsáveis pela popularização dos SUVs no Brasil, ainda em sua primeira geração, que durou por bastante tempo por aqui. No exterior, o modelo já está na quarta evolução, lançada em 2020, mas que nunca foi trazida para cá. E, ao que parece, ela não deve chegar tão cedo.

Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, o presidente da Hyundai no Brasil e América Latina, Airton Cousseau, disse que o Tucson de terceira geração vai voltar a ser produzido no Brasil. A volta do SUV já tinha sido confirmada pela Hyundai no evento que oficializou a separação da CAOA na importação de veículos, mas somente agora a produção do SUV será retomada.

Segundo o executivo, o Hyundai Tucson vai voltar a ser produzido no sistema CKD, quando as peças chegam desmontadas de outro país e o carro é apenas montado por aqui. No caso do SUV, os kits da carroceria são importados da Coreia do Sul, e já haviam sido encomendados pela CAOA, quando o grupo brasileiro ainda administrava a importação dos carros da Hyundai.

New Tucson 2023
Hyundai New Tucson 2023 [Divulgação]

Motor do Hyundai Tucson

Visualmente, o Tucson não terá nenhuma mudança. O modelo vai continuar sendo vendido com o visual reestilizado da terceira geração. Porém, haverá uma novidade debaixo do capô. De acordo com a Autoesporte, o motor será o mesmo que acabou de estrear no novo Hyundai Creta.

O propulsor 1.6 Smartstream TGDI turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque. Este propulsor é uma evolução do antigo 1.6 Gamma turbo de 177 cv e 27 kgfm, utilizado anteriormente no Tucson. Dessa forma, ao menos haverá alguma novidade no modelo. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem de sete marchas.

New Tucson 2023
Hyundai New Tucson 2023 [Divulgação]

Acha que o Hyundai Tucson ainda tem espaço no mercado brasileiro? Deixe nos comentários a sua opinião.