Já imaginou usar uma blusa feita de um airbag de um Tucson? Ou um colar feito a partir de peças da carroceria de um Azera? Ou até mesmo uma nova bolsa criada a partir de pedaços do banco de couro de um Santa Fé? Pois essa é a proposta da Hyundai com o novo programa Re:Style 2020.
A marca sul coreana se juntou a seis diferentes grifes ao redor do mundo (Alighieri, L.V. DENIM, Public School, pushBUTTON, Richard Quinn e Rosie Assoulin) para criar roupas e acessórios baseados em peças de antigos carros da Hyundai destinados ao ferro velho.
A proposta da Hyundai com esse projeto é aproveitar ao máximo materiais usados na confecção de automóveis, os quais seriam descartados devido ao fim de vida daquele carro. Ressignificar os materiais e torna-los parte da moda, segundo a Hyundai, “encoraja a colaboração entre indústrias e um novo pensamento sobre inovação e design sustentável”.
A Alighieri, por exemplo, criou colares, braceletes e coleiras feitas com cintos de segurança, vidro, espuma, além de ouro, prata e pérolas. Enquanto a L.V. Denim aproveitou antigos bancos de couro para criar uma nova linha de jeans com mescla do material automotivo.
Já Richard Quinn usou airbags estourados ou intactos para a criação de corsets femininos, enquanto Rosie Assoulin usou os tapetes e espuma dos bancos na criação de bolsas. Todas as peças criadas em parceria com a Hyundai serão exibidas em um evento especial na loja Selfridges&Co em Londres no dia 13 de outubro.
A Hyundai ressaltou que as roupas e acessórios não são destinadas à venda, diferentemente de camisetas temáticas que a marca vende em suas concessionárias. A ideia da coleção é mostrar o reaproveitamento de materiais destinados ao lixo se tornando artigos de luxo.
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