Além do segmento de SUVs, outro que cresce de forma notória no país é o de caminhonetes. De qualquer tamanho, elas são utilizadas tanto para lazer quanto trabalho. A Hyundai está planejando desenvolver uma caminhonete baseada no Creta e sua missão é brigar com a Fiat Toro, Chevrolet Montana e companhia.
A ideia de ter um modelo desse porte veio agora, já que a marca sul-coreana vai produzir dois modelos novos na planta de Anápolis, em Goiás. Visando ter expressivo índice de vendas e alto lucro, a caminhonete Santa Cruz não seria tão viável, pois ela é baseada no SUV médio Tucson, que é mais caro do que o Creta. O projeto dessa nova caminhonete já foi debatido por nossos parceiros Mobiauto e Motor1.com.
Essa caminhonete baseada no Hyundai Creta é considerada uma saída tanto para o Brasil quanto para outros mercados, já que seu modelo base não possui um valor tão alto. Isso não quer dizer que a Santa Cruz morrerá logo mais, muito pelo contrário. Os executivos da fabricante dona do HB20 pensam em criar a picape para ficar abaixo da Santa Cruz. É bom relembrar que no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, no estande da montadora sul-coreana havia a STC Concept como amostra de um futuro projeto.
Creta é a salvação
Se engana quem pensa que a Hyundai é a primeira montadora que utiliza um SUV como base para uma caminhonete. Para que a nova geração da Montana ficasse mais barata do que a S10 e brigasse de frente com a Toro, a Chevrolet utiliza a plataforma do SUV compacto Tracker, rival do Creta, como base. Já a futura Volkswagen Tarok, irmã maior da Saveiro, iria usar o conjunto de arquitetura do SUV médio Taos. Só que, isso iria deixá-la mais refinada e cara. Pensando em lucro, a marca alemã voltou atrás e utilizará a plataforma do T-Cross em seu lugar.
A Renault Oroch é outro exemplo de picape que usa a plataforma de um SUV, no caso a do Duster. Como o Hyundai Creta já tem fabricação consolidada no Brasil, utilizá-lo de base para essa nova caminhonete reduziria o custo tanto de produção quanto de valor final para o público. Aliás, o SUV compacto vai receber logo mais sua primeira reestilização após a chegada da segunda geração. Sua estreia deverá acontecer até 2025 e trará diversas novidades, as quais podem também equipar sua irmã com caçamba.
Será que a Hyundai vai espezinhar a Toro? Gosta das caminhonetes ou prefere os SUVs? Conte nos comentários
>>Bomba: KTM compra MV Agusta e faz planos para marca italiana
>>Volkswagen Tayron da China vai substituir Tiguan no Brasil
>>Renault Kardian vs. Fiat Pulse | Comparativo