Com o início da exportação do HB20 para a Argentina e a pretensão de colocar o Creta como líder do segmento de SUVs no Brasil, a Hyundai trabalha com sua fábrica em Piracicaba acima do limite. A planta produz atualmente três carros e passará por um processo de modernização nos próximos anos para receber novos modelos.
Constantemente, a Hyundai anuncia que a fábrica de Piracicaba trabalha no limite de produção, não dando conta de fazer novos modelos. Inclusive, não há terreno e espaço para uma expansão, ainda que seria necessário pelo volume de produção que a marca tem no nosso país com HB20, HB20S e Creta.
Para dar conta da produção extra, a Hyundai trabalha um pouco acima do limite. Consultada pelo Auto+, a marca declarou que seu limite usual é algo entre 180 mil a 190 mil unidades produzidas por ano. Contudo, “há sempre a oportunidades de produzir um pouco mais, até 210 mil, ainda sem horas extras, etc”, diz a fabricante.
“Eventualmente, após alinhamento com o sindicato local, é possível subir um pouco mais esse limite com a inclusão de horas extras na programação, o que não é o caso neste momento”, conclui. Ou seja, caso seja necessário, a Hyundai pode ir além de 210 mil carros produzidos por ano.
HB20 argentino
Considerando que o HB20 agora será exportado para a Argentina, totalizando cinco países que recebem o modelo brasileiro. Atualmente ele é vendido também no Uruguai, Paraguai, Colômbia e México. Será a primeira vez, em 12 anos de vida, que o HB20 será vendido no país hermano.
Essa demora, segundo a marca, se deve ao fato de que a motorização do HB20 nasceu para ser flex. Para os vizinhos, seria necessário que o motor fosse a gasolina. Além disso, a demanda local e de países que já recebiam o compacto, não deixando espaço para que a Hyundai o levasse à terra do alfajor.
Contudo, há uma outra explicação. Com o fim da produção do Creta Action, o motor 1.6 quatro cilindros aspirado passará a ser usado no HB20 argentino. Os hermanos não terão o modelo com motor 1.0 aspirado de 80 cv ou o 1.0 turbo de 120 cv, como temos aqui no Brasil. Por lá, somente o 1.6 aspirado, com opção manual ou automática. As vendas começam em 2025.
Você acha que a Hyundai tem capacidade de vender mais carros no Brasil do que já consegue hoje? Conte nos comentários.