Um gigantesco recall da Kia e da Hyundai envolvendo modelos com motor de cinco famílias resultará em um gigantesco prejuízo de US$ 7,1 bilhões, o que dá equivalente a R$ 38 bilhões. E isso somente nos EUA. Segundo reportagem da Reuters, o consumo excessivo de óleo tem causado problemas nos motores, que serão reparados em recall.
A lista de carros e motores é bem grande, envolvendo as famílias Nu, Gamma, Theta, Lambda e Kappa. Vale lembrar que no Brasil esses motores não foram afetados, mas temos o 2.0 Nu no Creta, ix35 e Sportage, o 1.0 Kappa no HB20 e o 1.6 Gamma em Creta, Soul, Cerato, Veloster, Rio e HB20.
Por enquanto, o problema apresentado foi reportado apenas nos EUA, com isso a lista de modelos afetados é gigantesca. Da Hyundai temos Elantra, Genesis Coupé, Kona, Palisade, Santa Fe, Sonata, Tucson, Veloster e Venue. Já da Kia, os modelos são Forte (Cerato), Niro, Optima, Rio, Sorento, Soul, Sportage, Stinger e K5.
Por conta do recall, a Reuters afirmou que a Hyundai pagará 1,36 trilhões de wons, enquanto a Kia arcará com 1,54 trilhões de wons. Isso é mais do que metade do que o lucro estimado da Hyundai no terceiro trimestre de 2022. Já a Kia terá 77% do seu lucro no mesmo período consumido pelo mega recall.
A situação piora ainda mais por conta da crise dos semicondutores. Consumidores estão optando por trocar seus carros da Kia e da Hyundai por modelos novos ao invés de fazer o recall, mas não há entrega ou produção de carros 0km. Com isso, há uma nova frustração por parte dos clientes americanos, que estão desistindo do negócio e das duas marcas sul-coreanas.
>>Velho Hyundai Creta Action segue vivo e ganha linha 2023
>>Kia Niro híbrido chega ao Brasil para brigar com o Corolla Cross