O Hyundai i30 fez um grande sucesso entre os consumidores após seu lançamento no Brasil em 2009. O modelo, com motor 2.0 de 145 cv, tornou-se líder de vendas e, em 2010, ganhou uma versão Station Wagon, o i30 CW (sigla para Crossover Wagon), oferecendo um porta-malas com capacidade volumétrica de 415 litros e sendo um concorrente direto do Renault Mégane Grand Tour na época.
A segunda geração do Hyundai i30 estreou em 2013, trazendo sob o capô o motor 1.6 16V de 128 cv (o mesmo do Hyundai HB20) e, posteriormente, foi equipada com o motor 1.8 de 140 cv do sedã Elantra. No entanto, essa geração não teve o mesmo sucesso da primeira.
Seria o retorno do Hyundai I30?
Fora do nosso mercado há quase dez anos, a terceira geração foi flagrada nas ruas de São Paulo. Apresentada em 2017, o modelo foi visto em cima de um caminhão plataforma sem nenhuma camuflagem e não é o modelo mais atual, que passou por uma reestilização para a linha 2021. Então, qual o motivo de estar no Brasil?
O mais provável, de acordo com as informações do Motor1 Brasil, é que essa unidade tenha sido importada para realizar estudos de viabilidade de comercialização no Brasil. É bom lembrar que os hatches perderam espaço para os utilitários esportivos, devido à maior versatilidade.
A Hyundai não está sozinha em deixar de oferecer o o30 aos brasileiros. A Peugeot não trouxe a segunda geração do hatchback 308, a Citroën desistiu do C4 anos atrás, a Fiat abandonou o Bravo em 2016, e a Ford parou de vender o Focus em 2019.
Apesar desse cenário, a única marca que ainda aposta nesse segmento de hatches médios é a Volkswagen, que recentemente exibiu o Volkswagen GTI no estande montado no Rock In Rio para testar a receptividade do público. Aliás, quem desejar um hatchback terá que considerar o Honda Civic Type R ou o Toyota Corolla GR.
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