Tendência entre as fabricantes de automóveis no Brasil, o serviço conectado de gerenciamento de automóveis pelo celular chegou aos modelos da Hyundai. A princípio ofertado somente para HB20, HB20S e HB20X, o sistema Bluelink promete facilitar a vida do usuário e garantir mais segurança, mas há um custo extra por isso.
Os primeiros seis meses de serviço Bluelink serão totalmente gratuitos para todos os compradores dos compactos da Hyundai. Contudo, a partir do sétimo mês, será cobrada mensalidade de R$ 29,90, caso o usuário assim deseje.
Além disso, dentro da questão de custos, o sistema Bluelink será item de série nas versões Diamond de HB20, HB20S e HB20X, além da Sport do HB20. As variantes Evolution (independentemente da motorização e carroceria) terão o recurso como opcional de R$ 1.400.
“O Bluelink vai promover a democratização dos serviços de conectividade ao ser lançado a partir do veículo mais acessível e popular da marca no Brasil, o nosso campeão de vendas HB20”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.
Como funciona?
Conectado por um chip da Vivo, o Hyundai HB20 terá comunicação direta com o celular do motorista ou qualquer usuário do sistema. Por meio de um aplicativo, será possível fazer diversas verificações dos sistemas do carro. Será possível checar se as portas e vidros estão fechados e alguns diagnósticos prévios.
O Bluelink também é capaz de rastrear e imobilizar o veículo em caso de roubo ou furto. Ele notifica pelo celular e o usuário pode fazer contato direto com a central Bluelink que passará todas as informações à polícia. Caso o carro seja desligado, ele não volta a ligar novamente até o desbloqueio ser feito pela central.
Alertas também podem ser emitidos de acordo com preferências do usuário. É possível determinar uma velocidade máxima que o carro poderá trafegar, caso ela seja atingida, uma notificação é enviada ao celular. Isso acontece também caso o veículo rode em horários pré-determinados ou fora de uma área geográfica estabelecida.
O aplicativo de celular também é capaz de abrir e fechar portas e vidros, além de acionar o motor remotamente. Assim, o carro poderá ficar ligado por até 10 minutos a fim de resfriar a cabine com o ar-condicionado acionado.
Em modo Valet, o HB20 avisa pelo sistema Bluelink caso o motorista ultrapasse velocidade e distância pré-determinadas. Além disso, caso o motor fique funcionado ociosamente por muito tempo, uma notificação também é enviada. A central multimídia fica bloqueada para acessos de qualquer função.
Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink.
Seguro mais barato
Como benefício para os usuários do sistema Bluelink, a Hyundai firmou parceria coma Liberty Seguros. Os HB20 com esse equipamento terão desconto de 20% nas taxas de seguro para roubo e furto. Segundo comunicado oficial da marca, o desconto na apólice pode atingir entre 10% e 15% de redução, dependendo da região.
>>HB20X agrada bastante, mas não faz o menor sentido | Avaliação
>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação