Creta para 7

Hyundai Grand Creta 7 lugares ganha novo visual e motor turbo

Hyundai Alcazar / Grand Creta [divulgação]
Hyundai Alcazar / Grand Creta [divulgação]

Oferecido em alguns países, mas não infelizmente no Brasil, o Hyundai Grand Creta (também conhecido como Alcazar) passou por sua primeira renovação visual. O SUV compacto de sete lugares é produzido e vendido na Índia, onde concorre diretamente com Citroën C3 Aircross e também belisca o Jeep Commander, que é oferecido por lá como Meridian.

Assim como o Hyundai Creta reestilizado, o modelo de sete lugares traz visual mais quadrado e parrudo. Na dianteira, o Grand tem grade frontal retangular totalmente integrada aos faróis de LED, que foram separados das luzes diurnas. um quebra-mato cinza ajuda a dar sensação de robustez.

Em relação ao modelo anterior, o Grand Creta 2025 traz rack de teto mais alto, além de detalhes em cinza na parte inferior das portas. As rodas de liga-leve são novas e trazem estilo bem parecido com o conjunto usado no HB20 no Brasil. A Hyundai também deu ao modelo novas cores para a carroceria, incluindo esse novo tom de verde.

Hyundai Alcazar / Grand Creta [divulgação]
Hyundai Alcazar / Grand Creta [divulgação]

H de Hyundai

A traseira mudou menos do que no Creta padrão porque a Hyundai não mexeu nas partes de metal. A lanterna traseira mantém o formato do modelo anterior, mas ganhou novas lentes que entregam luzes em H, ficando próximo ao layout do HB20S e de outros SUVs da marca. No para-choque, a parte preta tem retângulos para formar a textura da peça.

Ainda não foram reveladas imagens internas do novo Hyundai Grand Creta, mas ele deve seguir o mesmo layout do irmão de cinco lugares. Ou seja, painel de instrumentos totalmente digital integrado visualmente à central multimídia, novo console central elevado e melhorias de acabamento. Por ser indiano, o Alcazar deve ter acabamento interno bege.

Hyundai Alcazar / Grand Creta [divulgação]

Diesel ou gasolina

Na parte mecânica, o Hyundai Alcazar / Grand Creta é vendido somente com motores turbo. Com gasolina, ele traz um 1.5 T-GDi quatro cilindro turbo de 160 cv que pode ser usado pelo Creta no Brasil após a reestilização. Há também opção diesel que entrega 115 cv e mum motor 1.5 quatro cilindros turbo. 

Ambos os modelos tem tração dianteira somente, não tendo opção 4×4, ao contrário do Jeep Commander. A transmissão pode ser manual de seis marchas para os dois motores. O Grand Creta gasolina pode vir com transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, enquanto o diesel usa uma caixa automática de seis marchas.

Você acha que a Hyundai deveria vender o Grand Creta no Brasil? Conte nos comentários.