Lá fora, a Hyundai Motor Group acaba de anunciar a parceria com a empresa Waymo. Esta segunda é especializada na criação de softwares para condução autônoma de veículos e o Ioniq 5 é o modelo da marca sul-coreana que mais vai sair ganhando. Inicialmente, as unidades dele equipadas com o recurso servirão para a frota da empresa tecnológica, mas o futuro aguarda mais novidades.
Os Ioniq 5 com condução autônoma serão fabricados na planta da montadora sul-coreana no estado da Geórgia. Inicialmente, eles servirão como parte da frota da Waymo e funcionarão ao lado dos Jaguar I-Pace que ela já possui. Os futuros Ioniq 5 produzidos a partir desta parceria serão um pouco diferentes daqueles que o público pode comprar.
A começar pela condução autônoma e também pelos futuros modelos virem equipados com mais sensores, afinal de contas eles não terão um motorista atrás do volante toda hora. Os testes desses novos Hyundai Ioniq 5 devem se iniciar apenas no final de 2025 e a estreia deles na frota da Waymo deve acontecer mais para frente. Outra novidade é que os Ioniq 5 autônomos também servirão como robotáxis.
Robotáxi da Hyundai
Essa união entre as empresas era esperado desde meados de setembro e nasceu logo após os Estados Unidos aplicar mais tarifas em cima dos carros eletrificados chineses importados. O que acontece é que a Waymo tem uma parceria com a Geely e a Zeekr. Esta última importaria da China seus robotáxis para os Estados Unidos. Mas, teve de rever seus planos.
Outro fator que colaborou para o nascimento da união entre a Hyundai e a Waymo é que a divisão de condução autônoma da marca dona do HB20, Motional, acabou por adiar os projetos de vender sua tecnologia autônoma este ano. Uma curiosidade é que a Waymo não é a única empresa tecnológica que usa o Ioniq 5 em testes de direção autônoma.
A empresa Avride já o utiliza em lugares como Austin, no Texas e quer ampliar seus mercados. Para que o hatch elétrico da Hyundai funcione como robotáxi, ele terá mudanças em relação ao modelo vendido para o público, entre elas a instalação de portas elétricas. A Waymo o escolheu para essa tarefa por ele ter uma autonomia ampla com apenas uma carga.
O modelo vendido no Brasil possui autonomia de até 374 km pelo Inmetro, para citar. As novas parceiras ainda estudam a possibilidade de criar um novo robotáxi. Mas, não revelam seus próximos passos além do Ioniq 5 autônomo.
Você andaria em um carro 100% autônomo? O que achou dessa história? Conte nos comentários