Você prefere os botões físicos ou os sensíveis ao toque?

Hyundai descobre que botões sensíveis ao toque irritam motoristas

A Hyundai fez uma pesquisa interna e entendeu que os botões sensíveis ao toque deixam os motoristas mais irritados

Novo Hyundai Creta 2025
Novo Hyundai Creta 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Desde que a tecnologia foi evoluindo, diversas novidades foram incorporadas aos carros. Contudo, a febre de telas e botões sensíveis ao toque também vieram como destaques. O problema é que muitos motoristas não gostam desse sistema e a Hyundai percebeu isso agora em uma análise.

Afim de entender as preferências dos seus clientes, a marca sul-coreana fez uma pesquisa acerca deste tema. Os executivos da fabricante dona do HB20 entenderam que os condutores preferem por mais botões físicos do que aqueles sensíveis ao toque. O portal Korea JoongAng Daily até visitou o estúdio da marca para saber mais detalhes.

Durante a visita, o vice-presidente da Hyundai Design North America, Ha Hak-Soo, revelou que a fabricante ficou impressionada com as soluções que a Tesla implantou em seus modelos. A marca comandada por Elon Musk adicionou diversas funções dos veículos em telas sensíveis ao toque. Mas, os executivos da marca sul-coreana se depararam com um porém.

Hyundai HB20
Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+/ Felipe Yamauchi]

E a segurança?

De acordo com Ha Hak, a medida que a fabricante dona do Creta instalava mais telas e mais botões sensíveis ao toque, menos a clientela gostava. Ele ainda disse que em um dos testes, foi comprovado que os ocupantes dos automóveis ficavam mais estressados e irritados com esses tipos de controle.

O executivo pontuou que isso acontece quando as pessoas querem mudar algum comando em um piscar de olhos. Todavia, se os botões fossem sensíveis ao toque, mais atrapalhariam e causariam distrações do que seriam úteis. No entanto, a Hyundai não é a única a notar esse comportamento dos clientes, já que a Toyota também opta por ter mais botões físicos.

Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]

Mas, a Hyundai não se mostra totalmente contra os botões sensíveis ao toque. Ela acredita que ao menos os controles mais importantes precisam ter uma melhor acessibilidade. Assim como as teclas sensíveis ao toque, as grandes telas surgem como outra preocupação para a marca sul-coreana, já que elas distraem também os motoristas.

É por isso que a Hyundai acredita que não vai se livrar tão cedo dos botões físicos. Pois, eles conseguem fazer as mesmas funções que as teclas sensíveis ao toque e ainda por cima deixam os condutores mais felizes.

Você prefere os botões sensíveis ao toque ou os comandos físicos? Conte nos comentários