Demorou um pouco, mas finalmente a Hyundai lançou o Creta reestilizado no Brasil. O SUV compacto sul-coreano ganha novo visual, para reduzir as críticas, ganha mudanças nos itens de série, mata de vez o motor 2.0 aspirado flex para incorporar o 1.6 turbo a gasolina e traz preços parecidos com a linha anterior.
A montadora revelou que desde a estreia do modelo no mercado brasileiro até hoje, o Creta já acumula mais de 430 mil unidades vendidas. No quesito desenho, o novo Creta na dianteira traz capô com novas linhas, novo skid plate, a grade vem pintada em preto brilhante e tem aspecto mais retangular, os faróis agora são posicionados na vertical, tem o novo símbolo da marca, entre outras novidades.
Os DRL’s estão na horizontal e interligados em largura total. Sua seta é sequencial. A parte inferior do para-choque que antes era mais curva, agora tem linha reta. As versões N Line e Ultimate trazem iluminação de LED. As mais baratas possuem projetor. Nas laterais, o novo Hyundai Creta ostenta novas linhas, ele manteve a linha de cintura alta e ganhou novas rodas, que podem ser de 16, 17 ou 18 polegadas e diamantadas.
Tchau motor 2.0 aspirado
Na traseira, o Creta reestilizado perde a iluminação dividida para ter as lanternas interligadas de largura total. As setas são sequenciais, a tampa do porta-malas é nova, o para-choque tem novo desenho e skid plate. No interior, o painel de instrumentos passa a ser digital de 10,25 polegadas com tela TFT e integrado com uma central multimídia de mesmo tamanho.
O painel ganhou novas linhas, traz iluminação ambiente e o ar-condicionado digital de duas zonas possui novo desenho e só não equipa a versão mais barata. Novas combinações de cores também se destacam. O novo Hyundai Creta tem um seletor com três modos de condução (Eco, Comfort e Sport). Ele tem teto solar panorâmico com abertura elétrica e pode ser acionado por comando de voz.
Existem novas tomadas. Uma do tipo A e outra do tipo C na frente e uma do tipo C para o banco de trás. A segunda fileira ganha apoio de braço no assento do meio e tem porta copos. Na versão mais equipada, ele tem banco do motorista com ajuste elétrico. o Creta de cara nova também ganhou retrovisor interno fotocrômico. Seu freio é eletrônico nas versões Platinum, N Line e Ultimate e tem função Auto Hold.
Aliás, essas três versões citadas trazem o banco do motorista com ventilação. A Hyundai investiu em segurança e todas as versões do Creta reestilizado contam com freios ABS com EBD, freios a disco nas quatro rodas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro e mais itens.
Tirando a Comfort, que é a mais barata, as demais trazem sensor de fadiga, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo, entre outros equipamentos. Porém, somente o Creta Ultimate conta com alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída segura.
A câmera com visão de ponto cego equipa apenas as versões mais caras. O modelo segue com sistema Bluelink, com assistência 24 horas, gestão do veículo e mais diferenciais e ele é grátis por cinco anos. No quesito medidas, o Creta reestilizado tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura, 2,61 m de entre-eixos, tanque de combustível de 50 litros e porta-malas de 422 litros.
Para se diferenciar das demais versões, o Hyundai Creta N Line possui aplique estéticos exclusivos. Grade frontal, para-choque e skid plate na dianteira próprios. Suas rodas são de liga leve de 17 polegadas exclusivas. Saia esportiva, para-choque próprio, spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento são os destaques da traseira.
No interior, as pedaleiras são próprias, os bancos são de couro com costura avermelhada, iluminação ambiente e volante próprios.
Segundo a Hyundai, o motor 1.0 TDGI passou por mudanças e tem novos dados de consumo e de eficiência energética. Ele segue rendendo 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 175 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Na cidade com etanol ele faz 8,4 km/l e antes fazia 8,3 km/l. Na estrada, ele marca 9 km/l e antes marcava 8,7 km/l.
Com gasolina, ele marca 12 km/l nas vias urbanas e antes fazia 11,6 km/l. Na estrada faz 12,7 km/l e antes marcava 12 km/l. A eficiência energética passa a ser de 1,74 MJ/ km, antes era 1,75 MJ/km. O propulsor segue com injeção direta de combustível e trabalha em união com câmbio automático de seis marchas.
A única versão diferente é a Ultimate. Ela estreia o motor 1.6 turbo de injeção direta de combustível e só pode ser abastecido com gasolina. Ele rende 193 cv e 27 kgfm. Sua relação peso/ potência é de 7 kg/cv. Sua velocidade máxima é de 210 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
Falando de consumo, ele marca 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e a eficiência energética é de 1,72 MJ/km. O antigo propulsor 2.0 aspirado de 167 cv sai de cena e marcava com gasolina, 7,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada e a eficiência energética era de 1,85 MJ/km para efeito de comparação.
Essa versão é também a única a trazer o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas com tração dianteira. De série, ela traz diversos equipamentos de segurança e de condução semiautônoma, rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, bancos de couro em dois tons, banco do motorista com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, direção elétrica progressiva e mais itens.
A variante N Line tem ainda iluminação 100% em LED e visual esportivado. O Hyundai Creta Platinum conta com teto solar panorâmico, câmera 360°, painel de instrumentos e central multimídia de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, bancos de couro em tom preto e marrom, entre outros equipamentos.
O Limited conta com rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisor com rebatimento elétrico e mais itens. E o Creta Comfort, que é o mais barato traz chave presencial, DRL e iluminação ambiente em LED, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de oito polegadas, piloto automático e mais equipamentos.
No interior, as versões Comfort e Limited combinam tons em preto. O Hyundai Creta Platinum mescla preto com marrom. O N Line mescla preto com vermelho e o Ultimate possui interior claro.
Falando em cores, apenas as versões Ultimate e N Line podem ser compradas em dois tons. branco Atlas com teto preto, prata Brisk com teto preto, cinza Silk com teto preto, azul Sapphire com teto preto ou cinza Shadow com teto preto são opcionais para essas versões. O Ultimate tem a opção prata Sand com teto preto também.
Tirando a versão N Line, as demais contam com o tom azul Sapphire perolizado como opcional. Essa variante não pode ser escolhida nos tons metálicos como prata Sand ou Brisk e cinza Silk. As demais versões podem ter essa pintura. Na linha de cor sólida, o novo cinza Shadow é um opcional apenas do Creta Ultimate. E o N Line não pode ser comprado na cor branco Atlas. O preto Onix é opcional de todas versões.
Hyundai Creta 2025: preços e versões
Comfort 1.0 TGDI Flex AT6 – R$ 141.890
Limited 1.0 TGDI Flex AT6 – R$ 156.490
Platinum 1.0 TGDI Flex AT6 – R$ 172.690
N Line 1.0 TGDI Flex AT6 – R$ 182.909
Ultimate 1.6 TGDI 16V Gasolina 7DCT – R$ 189.990
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