A infraestrutura de carros eletrificados no Brasil e no mundo preocupa as montadoras e também os governos. Para tentar reverter este problema por aqui, a Huawei trouxe ao país seus carregadores ultrarrápidos. Esses dispositivos podem carregar um modelo e fornecer autonomia de cerca de 200 km em apenas 5 minutos de conexão, já que a capacidade máxima é de 500 amperes.
O dispositivo eletrônico foi apresentado ao público durante o evento Latam Mobility & Net Zero Brasil 2024. Por lá, o diretor regional de Desenvolvimento de Negócio da Huawei Digital Power, Bruno Zavaleta, contou a novidade durante a palestra “One Second, One Kilometer”. Segundo os executivos da empresa, a ideia é que esses carregadores emitam energia para os carros no mesmo tempo que o dono toma um café.
Já o diretor de Desenvolvimento de Negócio da Huawei Digital Power, Luciano Rego, ainda trouxe um outro ponto para o debate “Perspectivas para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no Brasil”. Luciano afirmou que a empresa está focada em atuar no segmento de eletrificação da frota de carros por aqui. Além disso, ele pontuou que a marca cuida da produção de energia solar verde e até garante energia para problemas críticos.
De olho na demanda
Esses novos carregadores possuem unidade de potência de 720 kW. Eles são moduláveis e escaláveis, ou seja, são capazes de receber melhorias tecnológicas ao longo do tempo. O instrumento ainda tem de duas até 12 unidades de carregamento. Então, diversos modelos eletrificados podem ser recarregados ao mesmo tempo. A empresa de tecnologia ainda aplicou mais recursos tecnológicos em seu funcionamento.
Os carregadores contam com o sistema Load Balance que entende e disponibiliza a quantidade de energia necessária, segundo a demanda do momento. Para evitar problemas de superaquecimento, a Huawei instalou refrigeração líquida nos dispositivos. Isso ajuda também nos custos de operação e manutenção dos eletropostos ultrarrápidos.
- Todas as fotos são meramente ilustrativas
Ansioso para testar como funciona esses carregadores? Acha que agora a infraestrutura de carregamento dos carros eletrificados vai melhorar? Conte nos comentários