A Honda aproveitará da experiência adquirida como WR-V e a promoção do HR-V ao segmento de SUVs médios para criar um novo SUV compacto global. Enquanto o Fit aventureiro foi restrito ao Brasil e à Índia, o inédito Honda ZR-V será um modelo global e destinado a ter grande volume de vendas.
A estratégia da Honda é usar a base de Fit, City e HR-V. O novo SUV compacto tomará o lugar do WR-V no Brasil ao mesmo tempo que assumirá a lacuna de espaço e preço que será aberta pelo HR-V 2022. O novo nome também representa que esse modelo não terá ligação nenhuma com os atuais SUVs da marca.
O ZR-V está em desenvolvimento no Japão com participação ativa da Índia. Por isso o modelo terá adaptações para o mercado local a fim de manter 4 metros de comprimento e se beneficiar da legislação local que da incentivos de impostos para carros desse porte.
É possível que a versão indiana tenha entre-eixos encurtado ou para-choques reduzidos – tudo para manter as medidas enxutas. Internacionalmente ele passará de 4 metros de comprimento a fim de brigar em pé de igualdade com outros SUVs compactos, como Jeep Renegade e Renault/Dacia Duster, por exemplo.
SUV turbo
O novo Honda ZR-V será equipado com os mesmos motores e conjuntos mecânicos encontrados na família Fit. Ou seja, espere pelo motor 1.5 quatro cilindros aspirado nas versões de entrada e pelo nvo 1.0 três cilindros turbo nos modelos mais caros.
Lá na Europa, como a Honda já decidiu que se tornará uma marca que vende apenas carros híbridos e elétricos, o SUV compacto ZR-V deverá usar o conjunto eletrificado do Fit. Por lá o hatch compacto é chamado de Jazz e usa motor 1.5 quatro cilindros aspirado ligado a um motor elétrico.
Com lançamento marcado para junho de 2022 na Índia, segundo o site Cartoq, resta saber quando o Honda ZR-V será vendido no Brasil. O SUV compacto deverá aguardar ainda o fim do ciclo de vira do WR-V. Que, vale lembrar, foi reestilizado em 2020 e ainda tem, pelo menos, três anos de sobrevida garantida.
>>Avaliação: Honda WR-V é um Fit com complexo de HR-V
>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?
>>Revelada nova geração do Honda HR-V que deve brigar com o Compass