Discretíssima quanto aos seus lançamentos, a Honda é uma das marcas que sabe mais guardar surpresas. Contudo, parte de seus segredos foram revelados. O inédito City Hatch será lançado no Brasil ainda neste ano, enquanto o sedã ficou para o ano que vem. Em 2022 também estreia o novo HR-V. Mas e o Civic?
Já em testes no Brasil, como já flagrado pelo Auto+, o novo Honda City crescerá para ganhar sofisticação. A ideia é invadir com mais propriedade a faixa dos R$ 100 mil nas versões topo de linha. Assim, o modelo oferecerá uma verdadeira ameaça ao Volkswagen Virtus. Contudo, o sedã ficou para 2022.
Segundo o levantamento IHS Markit feito para o Automotive Business, o Honda City sedã estreia no Brasil somente em janeiro de 2022. Contudo, seu irmão hatch chega antes. A ideia da Honda é lançar o rival do Chevrolet Onix em dezembro, sendo que a fabricação começa já em novembro.
A janela de lançamento entre as versões hatch e sedã do City será pequena para manter o modelo em máxima evidência. Contudo, até agora somente o modelo de três volumes foi flagrado no Brasil.
Ambos terão motor 1.5 quatro cilindros com potência revista e transmissão automática do tipo CVT atualizada. Motor 1.0 três cilindros turbo de 122 cv e 17,63 kgfm de torque ficou para depois. É possível que ele estreie em uma futura versão Touring ou RS do City sedã e do hatch.
Novo HR-V
Logo depois da estreia dos novos City, o próximo na fila da Honda é a nova geração do HR-V. Promovido ao segmento de SUVs médios, ele brigará com o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Hoje o modelo arruma briga com Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks.
Segundo o Autos Segredos, o novo Honda HR-V começa a ser produzido em agosto de 2022 e seu lançamento ocorrerá somente em setembro. O modelo estreará como linha 2023 e é fruto do projeto NES. Tal qual os irmãos City, ele será produzido em Itirapina, interior de São Paulo.
Por conta da promoção de categoria, o novo Honda HR-V abandonará o motor 1.8 flex aspirado e passará a usar somente o 1.5 turbo da versão Touring. A diferença é que agora o motor será devidamente convertido para flex. Há chances de o 2.0 do Civic ser usado.
O que ainda não está confirmado é se o novo Honda HR-V brasileiro será igual ao modelo europeu / japonês derivado do Fit, ou seguirá a versão norte-americana. O modelo estadunidense terá a mesma plataforma do novo Civic e terá estilo diferente do HR-V global.
>>Civic 2022 ficou maior, mais econômico, mais potente e careta
>>CR-V Touring 2021 chega discretamente ao Brasil por R$ 264.900