A onda de esportivos clássicos japoneses retornando ao mercado ainda é lenta, mas está acontecendo. Depois que a Toyota trouxe o Supra e a Honda ressuscitou o NSX e o Beat (através do S550), a marca cogita seriamente reviver o S2000. Mas dessa vez sem motor girador: o coração virá diretamente do Honda Civic Type-R.
Fontes ligadas à marca ouvidas pela Forbes dizem que a Honda cogita um novo esportivo para 2024 e que esse pode ser o S2000. Como o NSX migrará para a eletricidade e passará a concorrer (ao menos em conceito e esportividade) com o Porsche Taycan, sobra espaço para um novo Honda esportivo com motor a combustão.
Para economizar custos de produção, que são altíssimos nesse tipo de carro, a Honda deve aproveitar o motor do próximo Honda Civic Type-R e montar ele longitudinalmente para que o novo S2000 tenha tração traseira.
Ainda não se sabe como será o motor do novo Type-R, mas a Honda deve apostar em um 2.0 quatro cilindros turbo ou uma atualização do atual que conta com 320 cv e 40,8 kgfm de torque. Rumores apontam para uma eletrificação do Civic mais potente de todos, com direito a conjunto híbrido.
Caso isso aconteça, o próximo Honda S2000 será o primeiro em sua categoria a adotar a eletrificação parcial. Pode até mesmo ser que ele tenha conjunto elétrico mais potente que o do Civic ou que abandone totalmente a eletrificação em nome do peso mais baixo.
Esse, aliás, continuará a ser um dos grandes motes do Honda S2000, junto às proporções compactas e à dirigibilidade afiada. Ou seja, será um concorrente direto para Mazda MX-5 Miata e Fiat 124 Spyder, que a essa altura já deverão ser reestilizados.
>>Honda quer CR-V, Accord elétricos e NSX na cola do Porsche Taycan
>>Note, o Honda Fit da Nissan, ganha nova geração com eletrificação
>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?