A sexta geração do Honda Prelude chegará as concessionárias dos EUA no final de 2025. Tecnologia é uma das novidades que mais se destacam no superesportivo. Lançado em 1978, o Prelude teve cinco gerações até sair de linha 2001. O modelo volta mais de duas décadas depois para o deleite dos seus fãs e de quem quer um esportivo raiz cheio de tecnologias.
Sem dúvidas, o sistema de transmissão chamado Honda S+ Shift será um dos principais responsáveis por levar os motoristas ao delírio. Porém, diferente de um câmbio CVT comum, a transmissão do novo Prelude não apenas simula a troca de marchas como canaliza o ronco do motor através dos alto falantes do carro para dar uma sensação ainda mais real da troca de marchas só que com a pegada de um carro esportivo.
O sistema de simulação de marchas do Prelude adiciona um choque sutil durante as reduções de marchas. Isso é possível através do gerenciamento de RPM do motor durante a aceleração e frenagem. Em conjunto, o Active Sound Control da Honda emite um ronco de motor mais robusto pelos alto-falantes em sincronia com o visor de RPM no painel de instrumentos digital.
Motor e câmbio
Porém, a Honda ainda não revelou o número de marchas do câmbio. Além disso, o motorista também pode fazer a troca através das aletas atrás do volante. A fabricante japonesa também não informou dados técnicos do motor. Mas sabemos que o novo Prelude será o primeiro a estrear o sistema híbrido de dois motores de próxima geração da Honda.
Isso quer dizer que provavelmente o modelo será equipado com um motor 2.0 de ciclo Atkinson de quatro cilindros e injeção direta recém-desenvolvido combinado a motores elétricos duplos com números empolgantes. Para já ir aguçando a nossa curiosidade a Honda revelou apenas que o sistema é 10% mais econômico que o atual sistema e-HEV.
Comparando com o seu irmão Honda Civic, o Prelude tem entre-eixos menor, esteiras mais largas, suspensão mais esportiva, plataforma mais rígida, mais estabilidade de direção e 10% mais leve. O novo Honda Prelude será comparado várias veze a um Civic, mas é preciso lembrar que ele não é só um Civic.
Como é o novo Honda Prelude por dentro?
O habitáculo tem algumas semelhanças com o Civic, mas que não ocultam a personalidade do Prelude. No esportivo, o console central é mais alto e os controles e caixa câmbio são mais refinados. Os assentos têm design esportivo com estofamento perfurado e costuras contrastantes em branco e azul.
Já os bancos traseiros foram feitos para pessoas baixas. A caída pronunciada do teto refletiu e muito no espaço para os passageiros traseiros, assim como o entre-eixos curto que limita o espaço para as pernas. Mas também é preciso considerar que esse não é o tipo de carro que se compra buscando espaço para a família.
O que você achou do retorno do Honda Prelude? Conte para nós nos comentários.