Mudanças na Honda

Honda mudará nome de carros que pessoas não conseguem falar

Linha de elétricos da Honda tem nome curto, mas de difícil pronúncia em algumas línguas. Por isso, a marca vai mudar

Honda e:Ny1 [divulgação]
Honda e:Ny1 [divulgação]

Não é incomum que as marcas adaptem o nome de seus carros de acordo com cada país. Quer seja por questões de fonética ou por questões de pronúncia. O problema é quando o carro já foi lançado e é preciso mudar seu batismo porque as pessoas não conseguem falar. Esse é o caso da linha de elétricos da Honda.

Em entrevista para a revista Autocar UK, representantes da Honda declararam que os SUVs elétricos e:NS1 e e:NP1 terão seus nomes alterados na China porque os habitantes locais simplesmente não conseguem pronunciar a sigla. Na Europa, o Honda HR-V elétrico é vendido como e:Ny1 e, a princípio, pode também ter seu nome alterado. 

Vale lembrar que o e:NS1 é vendido pela Dongfeng, enquanto o e:NP1 é da GAC, ambas sócias da Honda na China. Ambos são praticamente idênticos e são vendidos na China com preços parecidos. Para a Europa, a marca usa o nome e:Ny1, o qual, aparentemente, não apresentou dificuldade para os locais pronunciarem.

Honda HR-V elétrico
Honda e:Ny1 [divulgação]

Questão de novo

Na nova linha de elétricos da Honda na China, a marca tem usado as letras P e S, o problema é que podem encontrar problemas com Audi e McLaren. Isso porque a Audi teve um S1, além de números subsequentes com a letra S, enquanto a McLaren vendeu o P1. Para a Europa, o novo nome especulado é Y1.

Mas por que não adotar uma estratégia mais simples como Honda HR-V EV ou HR-EV, algo desse estilo? Na China, o SUV compacto em versão a combustão é vendido como Vezel ou XR-V, que poderia adotar um sobrenome deixando claro ser elétrico. Problema é que, ultimamente, as marcas têm tomado gosto por complicar o nome de seus elétricos.

Honda e:Ny1 [divulgação]
Honda e:Ny1 [divulgação]

O que você acha dessa estratégia da Honda com o nome de seus carros? Conte nos comentários.


>> Honda NSX pede desesperadamente para ser resgatado

>> NSX e Senna: como o brasileiro salvou o supercarro?

>>Honda vende 28 carros na China, mas metade é clone