Implacável com carros que não se adequam, as legislações colocam fim à vida de carros sem a menor dó. Foi assim que em 2020 a Fiat Weekend saiu de linha e agora em 2021 o Honda HR-V começa a se despedir da Europa. Antes mesmo da nova geração chegar, o SUV compacto foi expulso do Reino Unido e deverá seguir pelo mesmo caminho em outros países.
Em 2021, uma nova regra de emissão de poluentes entrou em vigor na Europa, começando pelo Reino Unido. Isso fez com que diversos modelos tivessem de se adaptar e recorrer à eletrificação. Contudo, o Honda HR-V não conseguiu atender à lei.
Tal qual no Brasil, o SUV compacto derivado do Fit usa motor 1.8 quatro cilindros aspirado. Por lá são 141 cv e 17,5 kgfm de torque, enquanto aqui no Brasil o modelo entrega 140 cv e 17,7 kgfm de torque por conta do uso de etanol.
Além da opção de transmissão CVT, que é padrão no Brasil, o Honda HR-V europeu era vendido também com transmissão manual de seis marchas em todas as versões. Ele também trazia tração nas quatro rodas com seletor eletrônico como uma opção para ambientes com muita neve.
Um dos destaques do SUV compacto no Velho Continente era a versão Sport que trazia parte inferior da carroceria pintada em preto brilhante, detalhes cromados substituídos por fumê, rodas 18 polegadas escuras e interior com couro preto e vermelho.
Contudo, esse será apenas um hiato para o Honda HR-V na Europa. A nova geração já está praticamente pronta e terá motorização eletrificada para atender aos exigentes padrões europeus. Vale lembrar que o novo HR-V crescerá a ponto de migrar de categoria, brigando com Jeep Compass ao invés do Renegade.
>>Nas lojas, Honda HR-V e Toyota Corolla aparecem entre os mais vendidos
>>Honda Fit 2021 chega mais equipado e mais caro às vésperas do natal
>>Honda cogita trazer S2000 de volta com motor de Civic Type-R