.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Mais um capítulo da novela

Honda e Nissan desistem de casamento e a Mitsubishi segue perdida no meio da briga

Apesar de o acordo ter sido totalmente desfeito, Nissan, Honda e Mitsubishi devem trabalhar juntas no desenvolvimento de carros elétricos

Nissan Kicks de segunda geração cinza com teto vermelho de traseira com lanternas acesas
Nissan Kicks [divulgação]

A novela envolvendo Renault, Nissan, Honda e Mitsubishi acaba de sofrer uma grande reviravolta. Depois de muita negociação, magoas para todos os lados e as duas japonesas ficando extremamente irritantes uma com a outra, o noivado chegou ao fim. Honda e Nissan não vão se juntar mais. Mas e a Mitsubishi? Esquecida, novamente, nesse rolo todo.

O acordo começou a azedar quando a estruturação proposta pela Honda faria com que a Nissan se tornasse uma subsidiária dela. O grande problema é que, a insatisfação da Nissan com a Aliança com a Renault vem justamente do fato de que a francesa a tornou uma subsidiária. Repetir esse ponto a deixou extremamente ofendida.

Sem contar que, uma das exigências da Honda era que a Renault não fosse envolvida no processo. Com isso, ela precisaria primeiramente comprar todas as suas ações novamente. A Renault não ia dificultar a situação, visto que já estava cansada da parceira e já estava se livrando de sua participação.

Honda City Hatch Touring 2025 vermelho de dianteira estacionado em frente a um portão branco Fusão entre Nissan e Honda pode ameaçar futuro das chinesas
Honda City Hatch Touring 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Além disso, a Honda não aprovou os planos de reestruturação da Nissan, alegando que não seriam suficientes para fazer a futura parceira voltar a lucrar. Sem um entendimento entre ambas, não havia mais clima para um casamento. Por isso, nesta semana, foi enviado um comunicado oficial confirmando que Nissan e Honda desistiram do acordo.

Mas e a Mitsubishi?

A Mitsubishi teria até o final de janeiro para decidir se faria parte dessa nova família ou não, mas ela não foi mencionada em nenhum momento até agora. Com isso, a Nissan investiga a possibilidade de vender suas ações de volta ao Mitsubishi Group e tornar novamente a fabricante da Triton independente.

Mitsubishi Triton Katana branca de frente com detalhes pretos em um estacionamento gramado com detalhes amarelos ao fundo
Mitsubishi Triton Katana [Auto+ / João Brigato]

Pelo menos as três marcas não se odeiam. Afinal, o acordo para desenvolver carros elétrico segue em vigor. Mas, resta saber quais serão os próximos capítulos dessa novela que está mais interessante de acompanhar do que a trama das 21h da Globo.

Você acha que a Nissan vai conseguir encontrar outra parceira além da Honda? Conte nos comentários.