Novidades

Honda desiste de sucessor do WR-V, mas prepara novo SUV compacto

Mercado de SUVs subcompactos é mais competitivo do que a Honda gostaria, mas o espaço deixado pelo HR-V está aberto

Honda N7X [divulgação] 7 lugares
Honda N7X [divulgação]

Com a promoção do Honda HR-V para a categoria de médios, e um sucessor para o WR-V já em planos, a marca japonesa havia deixado uma lacuna enorme aberta em seu portfólio. Contudo, os planos mudaram e agora a Honda vai investir em um novo SUV compacto.

Segundo a revista Autocar India, a Honda desistiu de um SUV subcompacto que substituiria o WR-V. O suposto ZR-V teria 4 metros de comprimento e usaria a plataforma do sedã subcompacto Amaze. Mas, como o segmento tem mais de 12 SUVs só na Índia, a marca não viu como uma oportunidade de fazer bons volumes.

Por isso, atacará no andar de cima. A divisão local percebeu que a nacionalização do HR-V não seria suficiente para ter um SUV compacto com preço competitivo o suficiente. Por isso, terá um projeto local desenvolvido para mercados emergentes. Esse novo SUV usará base do City e terá os mesmos motores do sedã.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V 2023 [divulgação]
Com nome-projeto S-SUV, o modelo pode adotar o nome SR-V ou ZR-V como havia sido especulado para o SUV subcompacto. Até mesmo pode funcionar como segunda geração do WR-V. O que há de certo é que ele será desenvolvido com foco em Hyundai Creta, Nissan Kicks e Kia Seltos, por isso terá custo mais baixo e preço competitivo.

Novo SUV da Honda no Brasil?

O porte será semelhante ao do atual HR-V, com possibilidade de ser um pouco menor. Isso permitirá ao SUV mais vendido da Honda no Brasil assumir de vez o papel de SUV médio da família – papel com o qual ele flerta há um certo tempo.

Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Como a nova geração do City e também do HR-V serão produzidas no Brasil, existe uma grande chance de que esse novo SUV seja feito por aqui também. Assim, ele tomará o lugar do Fit como modelo familiar da marca na faixa próxima aos R$ 100 mil e substituir o WR-V, que será o único modelo com base antiga ainda feito em solo nacional.

>>Honda HR-V 2023 já está registrado no Brasil. Será que vem aí?

>>HR-V Touring briga com Renegade, mas mira Compass | Avaliação

>>Prologue será nome do Honda feito em parceria com a Chevrolet