.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Futuro canhão eletrificado?

Honda Civic Type R pode se tornar um elétrico de alto desempenho

Honda Civic Type R pode se tornar um elétrico de alto desempenho, seguindo os passos do Ioniq 5 N, mas enfrentará desafios no caminho

Honda Civic Type-R azul parado de frente [Auto+ / João Brigato]
Honda Civic Type-R [Foto: Auto+ / João Brigato]

Ser purista é um dos trunfos do Honda Civic Type R. À venda atualmente em nosso mercado por R$ 429.900, ele oferece uma experiência de condução ímpar, graças à combinação do motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina com o câmbio manual de seis marchas, entregando 297 cv e 42,8 kgfm de 2.600 a 3.500 rpm.

No entanto, a Honda pretende levar o Civic Type R para o clã dos veículos elétricos, mas com uma estratégia focada em seduzir os consumidores.Os dois primeiros protótipos da Série 0 EV, apresentados na CES (Consumer Electronics Show), apontam para esse novo horizonte do emblema esportivo da Honda no segmento elétrico.

Toshihiro Akiwa, chefe do Centro de Desenvolvimento BEV da marca, já adiantou que o processo não será fácil, segundo informações do site Auto Express. Os dois veículos da Série 0 são um sedã grande e um SUV médio, previstos para entrarem em produção em 2026.

Honda Civic Type-R [Foto: Auto+ / João Brigato]

Eles serão os primeiros de uma nova família de sete carros baseados na plataforma EV da Honda. Até agora, a empresa não revelou planos específicos para versões de alto desempenho, mas os motores elétricos estão configurados para 480 cv.

Um Civic Type R elétrico de alto desempenho

Esse movimento da Honda segue a tendência de veículos elétricos de alta performance, como o Ioniq 5 N e o Alpine A290. Antes disso, os carros elétricos mais rápidos eram versões aprimoradas de modelos comuns, com poucas ou nenhuma atualização no chassi ou nos freios para acompanhar o aumento de potência.

A possibilidade de um Civic Type R elétrico abre um novo cenário para os entusiastas de desempenho. Vale lembrar que a Honda já introduziu a eletricidade no Brasil, com modelos híbridos a exemplo do Accord, o Civic e o SUV CR-V.

O que você acha das fabricantes lançarem modelos esportivos elétricos? Escreva sua opinião nos comentários!