Apresentado como conceito no final do ano passado, o Honda Civic 2022 não deverá tardar a ser vendido globalmente. Mas a dúvida que paira ultimamente é sobre a produção do modelo no Brasil. Enquanto o mistério não é solucionado, a Honda registra patentes de peças do novo Civic no país. Enquanto isso, se aquece para o lançamento do novo sedã compacto City.
Ainda que não seja o carro completo, o registro de patentes traz lanterna traseira, faróis, painel, para-choque traseiro e volante. Todas as peças são exclusivas do novo Civic 2022, o que deixa claro não tratar-se de outro modelo da Honda.
Culpa dos SUVs
Com o segmento de sedãs médios dominado vastamente pelo Toyota Corolla e o forte avanço dos SUVs compactos e médios, a Honda pode não produzir a nova geração do Civic aqui no Brasil. A próxima geração do HR-V crescerá e será promovida de segmento, indo para o patamar de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Isso fará com que o HR-V invada a ceara de preço do Civic, tornando a vida do sedã ainda mais complicada. O modelo é de extrema importância para imagem da Honda no Brasil e não vende mal a ponto de ser descartado facilmente – afinal, é o segundo sedã médio mais vendido do Brasil.
Ainda assim, as perspectivas para o futuro do segmento são negativas e indicativos de queda são evidentes. Ao contrário da categoria de SUVs médios e compactos que vêm crescendo ano a ano.
Por isso, a Honda poderá importar o Civic para o Brasil ao invés de produzi-lo em Itirapina, interior de São Paulo, para onde todos os novos modelos da marca estão migrando. Antes a Honda produzia todos os seus carros em Sumaré, mas a fábrica será convertida para produzir somente motores e transmissões.
>>Cinco versões legais do Honda Civic que não tivemos no Brasil
>>Honda Civic Sport 2021 chega por R$115.900. Demais versões encarecem
>>Ridgeline: a picape Honda com tamanho de Hilux e jeito de Fiat Toro