Relação peso-potência de 0,7 kg/cv

Hipercarro da Red Bull custa R$ 33 milhões e entrega 986 cv

A Red Bull apresentou o RB17, um hipercarro monstruoso tanto no desempenho quanto no preço, com produção limitada a 50 unidades

Red Bull RB17
[Red Bull RB17 / autocar.co.uk e carscoops.com]

A Red Bull revelou hoje (12) o RB17, um carro de endurance inspirado na Fórmula 1, a última criação assinada pelo engenheiro britânico Adrian Newey. A apresentação do protótipo ocorreu no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.

Anunciado em 2022, o desenvolvimento desse hipercarro sofreu várias alterações ao longo do tempo. A maior mudança está no propulsor, agora um V10 4.5 híbrido substituindo o motor V8 turbo inspirado na F1.

Todo o processo de desenvolvimento do RB17, capitaneado por Newey, foi conduzido em parceria com a divisão de Tecnologia Avançada da Red Bull. O hipercarro da Red Bull terá uma produção limitada a 50 unidades, com testes programados para o próximo ano, antes de sair da linha de produção em Milton Keynes.

Red Bull RB17
[Red Bull RB17 / autocar.co.uk e carscoops.com]

Apesar do preço de cinco milhões de libras (aproximadamente R$ 33 milhões, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas), o RB17 oferece ao comprador uma experiência de pilotagem única.

O protótipo revelado no Festival de Velocidade de Goodwood se assemelha à versão final de produção, que será ligeiramente mais compacta. Esse hipercarro é projetado para as pistas, mas há uma opção de carroceria conversível para quem preferir. Aliás, cada uma das 50 unidades permite uma ampla possibilidade de personalização, desde cores até materiais empregados na cabine.

Red Bull RB17
[Red Bull RB17 / autocar.co.uk e carscoops.com]

De acordo com a Red Bull, a aerodinâmica do RB17 é capaz de produzir 1.700 kg de downforce e alcançar uma velocidade máxima de 350 km/h.

Afinal, o motor V10 4.5 da Cosworth é capaz de atingir 15.000 rpm e produzir 986 cv, com um motor elétrico adicional fornecendo mais 197 cv, integrado a uma transmissão automática, com tração traseira.

Os números combinados revelam 1.184 cv, enquanto o peso de apenas 900 kg resulta em uma impressionante relação peso-potência de 0,7 kg/cv.

Em entrevista ao site Autocar, publicada pelo Carscoops.com, Adrian Newey, que assina o Aston Martin Valkyrie e está deixando a Red Bull no início do próximo ano, afirmou que um dos objetivos do RB17 é de proporcionar uma experiência de condução para pilotos de qualquer nível, desde que tenham algumas de pista.

O que você achou deste hipercarro da Red Bull? Escreva a sua opinião nos comentários!