.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Encara o Toyota SW4?

GWM Tank 300 chega por R$ 333 mil para enfrentar o Toyota SW4

Apostando em visual parrudo e motorização híbrida, GWM cutucar o endeusado Toyota SW4 e o esquecido Mitsubishi Pajero Sport com o Tank 300

GWM Tank 300 cinza de frente sujo de barro
GWM Tank 300 [divulgação]

Seguindo uma forte tendencia na China, que em breve deve tomar as ruas brasileiras, a GWM traz ao Brasil o SUV parrudo Tank 300. O modelo estreia a submarca Tank por aqui que é focada unicamente em SUVs 4×4 com pegada mais luxuosa. A ideia é enfrentar Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport com eletrificação, mas sem sete lugares.

Diferentemente do Haval H6 e o do Ora 03, o GWM Tank 300 será vendido em versão única no Brasil. Ele será disponível por R$ 333 mil sem valor adicional por qualquer uma das cinco cores disponíveis. Mas fique atento, o SUV vai subir de preço depois de 31 de abril, garante a marca chinesa.

O que é o GWM Tank 300?

Pensado para o off-road pesado, o GWM Tank 300 pode ser visto como um SUV da mesma escola do Jeep Wrangler, do Mercedes-Benz Classe G e do Land Rover Defender. O visual é retrô, com uma certa pegada de Lada Niva moderno, evidenciado pelos faróis redondos baixos integrados por uma grade frontal.

GWM Tank 300 cinza de lado andando em uma rua cheia de prédios
GWM Tank 300 [divulgação]

Os para-lamas e para-choques são sempre em preto e destacados do restante da carroceria, seguindo o jeito do Jeep Wrangler. Na traseira, o SUV parrudo recebe lanternas verticalizadas em LED, estepe pendurado na traseira e tampa do porta-malas com abertura lateral.

Já a cabine traz modernidade e luxo, com revestimentos macios ao toque, couro de qualidade no volante e bancos, além de painel de instrumentos integrado a central multimídia. Há três elementos circulares ao centro, sendo duas saídas de ar e uma central de comandos com relógio ao centro.

interior do GWM Tank 300
GWM Tank 300 [divulgação]

Vale ressaltar que o SUV foi lançado na China em 2020 e já vendeu 400 mil unidades do modelo ao redor do mundo. A demora para o lançamento no Brasil se deu por conta de exaustivos testes e adequações de suspensão, direção, conjunto híbrido, transmissão e freios, feitos exclusivamente para o nosso mercado.

Medidas e porta-malas

Diferentemente de seus concorrentes diretos, o GWM Tank 300 não carrega sete pessoas, apenas cinco. Contudo, leva bons 863 litros de carga no porta-malas. Nas medidas, o SUV marca 4,76 m de comprimento, 1,90 m de altura, 1,93 m de largura e 2,75 m de entre-eixos.

GWM Tank 300 de lado dentro de um lago cheio de barro
GWM Tank 300 [divulgação]

O GWM Tank 300 ainda conta com 70 cm de capacidade de imersão. O angulo de entrada é de 32 graus, enquanto o de saída fica em 33 graus. Além disso, o vão livre do solo do SUV chinês é de 22,2 cm.

Conjunto mecânico híbrido no GWM Tank 300

Seguindo a escola raiz de SUVs, o GWM Tank 300 é construído no estilo chassi sob carroceria, permitindo a ele maior flexibilidade no off-road. Apesar de ser híbrido, ele conta com sistema que envia a forca para as rodas traseiras através de um eixo cardan tradicional. As baterias, por conta de proteção, ficam no alto do frame traseiro.

GWM Tank 300 de traseira andando na lama
GWM Tank 300 [divulgação]

Debaixo do capô, o Tank 300 trabalha com um motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina ligado a um motor elétrico que fica entre ele e a transmissão automática de nove marchas. A marca não especificou potencia e torque de cada motor, mas garante 394 cv e 76,4 kgfm no combinado.

Além disso, o GWM entrega 75 km de autonomia em modo totalmente elétrico no ciclo INMETRO, enquanto o WLTP marca 106 km. Na prova de 0 a 100 km/h, o SUV robusto chega em 6,8 segundos. Destaque ainda para a presença de tração 4×4 com reduzida. 

GWM Tank 300 de frente andando na lama
[divulgação]

Cores disponíveis

O GWM Tank 300 será vendido nas cores Vermelho Brava, Laranja Saara, Branco Noronha, Cinza Dakar e Preto Khalifa. 

Itens de série

Para o Brasil, o GWM Tank 300 vem muito completo, ele conta com vidros com vedação dupla para redução de ruído, bancos dianteiros revestidos em couro com massagem, resfriamento, aquecimento e regulagem elétrica. Há ainda teto solar, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

GWM Tank 300 fazendo slalom na terra
[divulgação]

A lista ainda contempla seis airbags, teto solar, chave presencial, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital de uma zona, sistema de som com 640W de potência, banco traseiro reclinável, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Ele traz ainda piloto automático adaptativo off-road, assistente de partida em rampa, assistente de descida, alerta de ponto cego, alerta de trafego cruzado, sistema de câmeras 360 graus, faróis full-LED com acendimento automático, freio de estacionamento eletrônico e dois anos de internet inclusa.

GWM Tank 300 andando na terra
[divulgação]

A garantia do GWM Tank 300 é de 5 anos, enquanto baterias e sistema híbrido são cobertos por 8 anos.

Você teria um GWM Tank 300? Conte nos comentários.