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GWM segue indecisa sobre os carros que produzirá no Brasil

A GWM vai produzir carros no Brasil em breve, mas ainda não sabe quais outros modelos além do Haval H6 terão fabricação nacional

GWM Haval H6 PHEV [Auto+ / Rafael Déa]
GWM Haval H6 PHEV [Auto+ / Rafael Déa]

A GWM quis seguir os passos da BYD no Brasil e encontrou uma fábrica para chamar de sua. Ela comprou as antigas instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e ela definiu que o SUV Haval H6 híbrido plug-in vai ser montado aqui, só que ela ainda está indecisa sobre quais outros carros também terão a produção nacionalizada.

Quem adiantou essa novidade foi o portal AutoData, que conversou com Diego Fernandes, COO da marca no Brasil. Segundo o executivo, a empresa está esperando ter mais informações acerca do programa Mover do Governo Federal brasileiro, ainda mais do tópico batizado de “IPI verde”. Assim que ela entender melhor como tudo funcionará, poderá definir quais outros veículos fará por aqui.

Até o momento, o único carro da GWM confirmado com produção em solo nacional é o Haval H6 PHEV. As instalações já estão recebendo aos poucos o maquinário e a contratação de funcionários também já estão em andamento. Os executivos da marca projetam fabricar 20 mil veículos em seu primeiro ano de Brasil e elevar para 100 mil unidades produzidas ao longo dos anos.

GWM Haval H6 HEV [Auto+ / João Brigato]
GWM Haval H6 HEV [Auto+ / João Brigato]

Festival Interlagos trouxe novidades

De acordo com o Motor1.Com, a empresa busca ter fornecedores já instalados no país, ao invés de ter uniões com empresas estrangeiras. Todos esses processos já estão em negociação. A expectativa é que os primeiros protótipos do SUV fabricado aqui comecem a ter produção em dezembro deste ano.

Por sua vez, a fabricação normalizada dos GWM deve acontecer em meados de abril ou maio de 2025 e em regime CKD. Em um futuro, pode ser que a fabricante também desenvolva a tecnologia híbrida flex para equipar seus veículos. Desse modo, eles podem ser abastecidos com gasolina ou etanol e dependendo do modelo até com eletricidade.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

O grupo tem projeção de investir R$ 10 bilhões por aqui pelos próximos 10 anos e ela já tem a Bosch como parceira nesta empreitada dos híbridos flex. Outra novidade da fabricante chinesa foi revelada durante o Festival Interlagos. Por lá, foram confirmadas as vindas ao país em 2025 dos SUVs Tank 300, um aventureiro, e o Wey 07, um modelo com pegada urbana.

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