
A GWM já oferece no Brasil um SUV raiz construído com carroceria sobre chassi: o Tank 300 Hi4-T, que estreou recentemente equipado com propulsão híbrida e preço único de R$ 333.000. Apesar disso, durante o Salão de Xangai, na China, o fabricante anunciou seus planos de expandir sua linha no Brasil.
Conforme nossa apuração, a GWM revelou os planos de trazer os modelos Tank 400 e o Tank 700, ambos cotados para serem os próximos lançamentos no Brasil. Ou seja, eles irão complementar a linha de utilitários esportivos da marca, fortalecendo a consolidação em nosso mercado.
Essa expansão inclui também o lançamento de um novo SUV de sete lugares, que terá construção com carroceria sobre chassi, similar à da caminhonete Poer, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. Existe expectativa de que o Haval H9 seja o modelo escolhido para ser produzido em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Caso seja feito na fábrica de Iracemápolis, antiga planta da Mercedes-Benz, o Haval H9 oferecerá motorização diesel e híbrida plug-in. “Nosso maior desejo é expandir a produção no Brasil e exportar para países como Chile, Colômbia e Argentina, com foco no Mercosul”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM.
Quem é o Haval H9?
Embora a GWM ainda não tenha confirmado oficialmente, o Haval H9 reúne as características sobre o futuro SUV da GWM. Ele mostra inspiração no Land Rover Defender clássico, com semelhanças nas linhas quadradas da carroceria, enquanto o estepe pendurado na tampa do porta-malas é uma solução também adotada pelo Bao 5, SUV híbrido da BYD.
Com 5,07 metros de comprimento, 1,97 metros de largura, 1,93 metros de altura e 2,85 metros de entre-eixos, o Haval H9 oferece amplo espaço interno e boa visibilidade, graças à sua área envidraçada. As maçanetas das portas saltadas seguem o estilo dos SUVs raiz.
No interior, o Haval H9 apresenta um quadro de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia de 14,6 polegadas, além de um carregador de smartphone por indução. A versão a diesel é equipada com um motor 2.4 acoplado a um câmbio automático de nove marchas, entregando 186 cv e 48,9 kgfm.

Você acredita que o novo SUV da GWM com carroceria sobre chassi conquistará os consumidores brasileiros? Compartilhe sua opinião nos comentários!