![Fábrica da Volkswagen em Chattanooga, EUA [divulgação] Fábrica da Volkswagen em Chattanooga, EUA [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/B2023NR00146_large_edited-990x556.jpg)
O Grupo Volkswagen enfrentou tempos difíceis recentemente, com riscos de demissões em massa e o fechamento de fábricas na Europa. Felizmente, essa fase ficou para trás, pelo menos por enquanto, embora algumas concessões ainda precisem ser feitas.
Apesar da decisão de manter os empregos e as operações no Velho Continente, algumas questões permanecem sem resposta. Entre elas está o futuro das fábricas em Dresden e Osnabrück, na Alemanha. A produção nessas unidades está garantida até o final de 2025 e 2027, respectivamente.
Anteriormente, a montadora divulgou à imprensa que um novo conceito global está sendo avaliado para a planta de Dresden, que atualmente fabrica o modelo elétrico ID.3.
![Volkswagen ID.3 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/volkswagen_id_edited-1200x719.jpg)

Rumores sobre parcerias estratégicas da Volkswagen
De acordo com informações divulgadas pela Reuters, há especulações de que a Volkswagen poderia transferir o controle de algumas de suas fábricas para fabricantes chineses. Entretanto, outra hipótese levantada pela revista alemã Manager Magazin sugere que o grupo estaria considerando formar uma joint venture com uma marca asiática.
Esse movimento seria semelhante à parceria entre a Stellantis e a Leapmotor, que resultou na criação da Leapmotor International. Essa joint venture prevê, por exemplo, a produção do modelo Leapmotor T03 na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, ao lado do Fiat 500 e do elétrico Jeep Avenger.
![Leapmotor T03 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/leapmotor_t03-1320x792.jpg)
Segundo a Manager Magazin e também o Motor1Brasil, uma possível parceria entre a Volkswagen e uma montadora chinesa permitiria ao grupo alemão manter a propriedade de suas fábricas enquanto aumentaria sua capacidade de produção de veículos elétricos. Além disso, a parceria beneficiaria as marcas chinesas ao evitar tarifas rigorosas impostas pela Comissão Europeia.
Embora já existam conversas em andamento, a fábrica de Emden, onde são produzidos os modelos Volkswagen ID.4 e ID.7, foi descartada das negociações devido a altos custos que não atenderam às expectativas dos chineses.
![Volkswagen ID.4 cinza parado de frente no asfalto com as rodas dianteiras viradas e árvores ao fundo [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Volkswagen-ID4-20-1200x720.jpg)

O que você acha da Volkswagen formar parceria com uma fabricante chinesa? Deixe sua opinião nos comentários!