Enquanto a CAOA Chery aposta na produção nacional de modelos a combustão e a JAC importa uma linha generosa de carros elétricos, uma nova chinesa entrará no páreo misturando as duas estratégias. Segundo Lauro Jardim em sua coluna no O Globo, a Great Wall está de olho no Brasil.
Uma das maiores fabricantes da China, a Great Wall há tempos deseja se firmar no Brasil. Ela já participou de uma edição do Salão do Automóvel, mas nunca trouxe oficialmente seus modelos para cá. Mas, a estratégia para invadir nosso mercado parece já traçada.
A Great Wall pretende erguer uma fábrica no Brasil para produção de carros 100% elétricos. A ideia é investir em algum estado que possua incentivos fiscais para que ela se firme e tenha benefícios na fabricação. Caso isso ocorra, a Great Wall será a primeira marca a produzir um carro elétrico no Brasil.
Marcas para escolher
Atualmente a montadora chinesa é dona de quatro marcas. A Haval e a Wey são especialistas em SUVs, sendo a segunda focada no mercado premium. Há também a recém-lançada Tank, também focada em SUVs, mas sem um rumo certo ainda. A Great Wall também tem a marca ORA, focada em carros elétricos.
Ainda engatinhando, a ORA tem apresentado alguns conceitos interessantes, como uma versão reinterpretada e elétrica do Volkswagen Fusca clássico. Apesar de ter quatro portas, rumores apontam que a Volkswagen processará a Great Wall pelo desenho do novo modelo.
Dentro do portfólio de marcas da Great Wall, a Haval e a Wey também possuem modelos 100% elétricos. Ou seja, a chinesa poderá entrar no Brasil com qualquer uma de suas marcas, inclusive com sua própria bandeira. Resta esperar qual estado será escolhido e quais carros serão feitos por aqui.
>>Primeiro JAC Volkswagen é adiado no Brasil, mas já tem nome definido
>>JAC T40: ótimo custo benefício, mas derrapa em bobeiras – Avaliação
>>Novo CAOA Chery Tiggo 3X turbo CVT ficará entre Tiggo 2 e Tiggo 5X