![Haval H4 [divulgação] Haval H4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/haval_h4_61_edited-990x556.jpg)
Depois de muitas negociações e especulações, a entrada da marca chinesa Great Wall ao Brasil finalmente se concretizará. A maior fabricante chinesa há dez anos namora com o nosso país e agora terá base para iniciar suas operações graças à compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo.
O anúncio oficial ainda não foi feito, contudo, a coluna Marcelo Ninio do O Globo teve acesso a um jornal interno da fábrica que anuncia a venda. Há cerca de duas semanas, quando os boatos se intensificaram, Great Wall e Mercedes-Benz assinaram o contrato de compra e venda. A publicação, inclusive, diz que a fábrica já está dentro dos padrões da nova dona.
A planta de Iracemápolis foi erguida pela Mercedes-Benz em 2013 para fugir do Super IPI imposto pelo Rota 2030. Produzindo apenas Classe C e GLA, a fábrica foi desativada em dezembro de 2020.
Como será a gestão Great Wall da fábrica
Agora sob comando da Great Wall, a fábrica paulista passará por reformas e adequações para iniciar a produção local de modelos. Isso faz parte do plano de expansão global da marca, que adquiriu recentemente a fábrica da GM na Índia e erguei uma planta na Rússia. A ideia é atingir 4 milhões de carros vendidos até 2025.
Duas fases, mas uma pode ter sido cancelada
A princípio a Great Wall importará da China alguns modelos antes de começar a produção nacional. A compra da fábrica da Mercedes-Benz pode ter acelerado o processo e há chance de que a fase como importadora seja pulada. A gestão CAOA na Chery com linha de modelos 100% nacional provou que o brasileiro ainda valoriza muito essa condição.
Logo depois vem o Haval H4 com 4,41 m de comprimento, 1,84 m, de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,66 m. Ele ficará posicionado entre os SUVs compactos topo de linha e os médios de entrada, como faz o Honda HR-V. Além do japonês, concorrerá com Jeep Renegade e Compass, Toyota Corolla Cross, VW T-Cross e Taos e CAOA Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.
Ou seja, Jeep Compass Longitude, Limited e S (todos flex) Volkswagen Taos Highline e as versões híbridas do Toyota Corolla Cross. Por fim, a Great Wall ainda terá a picape média Poer. Ela é a mais vendida da China na categoria e vai brigar com S10, Amarok e Hilux. Tem como destaque os diversos sistemas de condução semiautônoma que hoje só a Ranger Limited tem.
>>Mercedes-Benz Classe E chega renovado ao Brasil por até R$ 1.400.900
>>CAOA Chery Tiggo 3X vs. VW Nivus: quem oferece mais por menos?
>>CAOA Chery Tiggo 3X não é um Tiggo 2 requentado | Impressões