Taxas altas para estacionar na rua

Governo Macron determina boicote aos SUVs

A medida com altas taxas visa conter os carros grandes e pesados, principalmente os SUVs, estacionados nas vias parisienses

(reprodução)
(reprodução)

Nas grandes cidades europeias, há uma tradição de impor restrições aos carros e SUVs a combustão, visando incentivar a compra de modelos puramente elétricos e também o uso do transporte público.

Este ano, Paris sancionou uma nova legislação que impõe tarifas mais altas para proprietários de SUVs que estacionam nas ruas da cidade. A ideia é simples: quanto maior, mais pesado e mais poluente o veículo, mais caro será estacioná-lo nas vias públicas. O objetivo é conter os carros grandes e pesados nas vias parisienses.

A medida é parte de um esforço mais amplo para combater a poluição ambiental. Paris já implementou uma “Zona de Baixas Emissões”, onde a circulação de veículos mais poluentes é restrita em 47 áreas da cidade.

Hummer H2
Hummer H2 [Divulgação]

Para entrar nessas zonas, carros, comerciais leves, ônibus e caminhões devem exibir um adesivo indicando sua categoria ambiental, determinada pelo nível de emissão de gases poluentes. O não cumprimento da lei pode resultar em multas de até 375 euros (aproximadamente R$ 2.161, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).

Como funciona?

A partir de 1º de setembro, os proprietários de SUVs e veículos de grande porte enfrentarão tarifas de estacionamento mais altas, e essa medida segue a tendência europeia de impor taxas adicionais para veículos pesados e poluentes.

A França tem se destacado por adotar medidas rigorosas contra esses veículos. Desde janeiro, há uma sobretaxa para modelos que emitem mais de 117 g/km de CO₂, com penalidades de até 60 mil euros para aqueles que ultrapassam os 193 g/km de CO₂, conforme publicado pelo portal O Tempo.

SUVs
Foto [Divulgação]

A tarifa mais elevada para estacionamento em Paris é baseada no peso do veículo, não apenas em suas emissões. Isso significa que até mesmo utilitários híbridos e elétricos estão sujeitos a essa tarifa.

Há uma distinção clara: os veículos a gasolina, diesel, híbridos e híbridos plug-in com peso superior a 1.600 kg são afetados, enquanto os elétricos puros devem pesar menos de duas toneladas.

SUVs X7
BMW X7 [Divulgação]

As tarifas variam conforme a hora e o arrondissement (as divisões da cidade). Nos primeiros 11 arrondissements de Paris, mais próximos do centro, a tarifa para uma hora de estacionamento é de seis euros para carros convencionais, mas os SUVs enfrentarão uma taxa de 18 euros.

Por exemplo, estacionar um SUV por seis horas em uma vaga pública pode custar até 225 euros (algo em torno de R$ 1.297, em conversão direta). Agora, resta saber como a Citroën, a Peugeot e a Renault, por exemplo, vão reagir a essa imposição.

O que você achou dessa medida? Escreva a sua opinião nos comentários!


>>Volvo inicia a mudança da linha de produção do EX30 e do EX90

>>Ford Mustang: alma europeia, coração americano | Impressões

>>É mentira que a Mitsubishi está testando um novo Lancer Evo