O governo dos Estados Unidos está em alerta e estuda diversos registros de incêndios em modelos Wrangler e Gladiator da Jeep fabricados entre 2021 e 2023. Nove casos de incêndio já foram registrados sem vítimas e apenas um teve uma pessoa ferida. Até um recall já estaria sendo estudado e se ele for confirmado, cerca de 780 mil unidades precisariam voltar às concessionárias da marca.
De acordo com informações da NHTSA, agência que cuida da segurança rodoviária norte-americana, os incêndios confirmados nos Wrangler e Gladiator fabricados entre 2021 e 2023 aconteceram quando as unidades se encontravam com o motor desligado. A Stellantis, empresa que cuida da montadora dona do SUV Renegade, afirmou que está colaborando com as investigações e cogita iniciar uma campanha de recall.
O chamado seria iniciado o mais rápido possível. Segundo o órgão governamental, os Jeep Wrangler e Gladiator produzidos neste período sofrem com um problema técnico na bomba que funciona na parte da direção elétrica. Essa peça é instalada em uma parte próxima da região onde o passageiro dianteiro fica e é onde a maioria dos incêndios se inicia.
Chamas poderosas
Caso o recall seja iniciado, são esperadas as visitas de ao menos 781 mil unidades dos dois veículos nas concessionárias mais próximas da marca. Conforme informações iniciais, os modelos que sofreram com os incêndios tinham pouco tempo de uso. Um dos casos mais surpreendentes foi o de um dono de um SUV Wrangler 2021.
Ele é residente do estado do Arizona e contou para a mídia local que seu modelo tinha apenas três mil quilômetros rodados quando pegou fogo. O proprietário contou que ele parou seu Jeep e em pouco tempo o modelo se queimou completamente. Já um outro relato foi ainda mais chocante pelo tempo em que as chamas precisaram para acabar com o veículo.
Este segundo caso aconteceu com um dono de Jeep Wrangler em Nova Jersey. Seu modelo também era de 2021. Ele contou que percebeu uma fumaça saindo do capô do seu veículo, parou em um lugar seguro e que 10 minutos depois seu carro já havia sido perdido por conta do fogo. Não há informação se as unidades vendidas no Brasil sofrem com este problema.