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Depois de obrigar a Alfa Romeo a trocar o nome de um SUV por picuinha, a Itália agora está de marcação cerrada quanto aos carros elétricos. Segundo a mídia local, Stellantis, BYD, Volkswagen e Tesla estão sob investigação do governo italiano federal por supostamente mentirem sobre seus carros elétricos.
O AGCM (Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato – Autoridade Italiana da Concorrência) está conduzindo uma investigação junto da polícia financeira italiana nos escritórios da Stellantis, Tesla, BYD e do grupo Volkswagen. De acordo com o órgão, foram encontradas informações genéricas e contraditórias sobre os carros elétricos das marcas.
Ainda que todas essas fabricantes divulguem os dados de consumo e alcance de seus elétricos seguindo os padrões WLTP padrão da Europa, o governo não está contente com isso. Segundo a mídia italiana, a AGCM argumenta que não há explicações das montadoras sobre quais fatores interferem na autonomia dos carros elétricos.

Além disso, o órgão acusa todas as marcas dos grupos Stellantis e Volkswagen, além da BYD e Tesla de não serem claros sobre informações acerca da bateria dos carros. Segundo a entidade, faltam informações sobre degradação das baterias em uso normal. Para o governo, isso é algo essencial para que um dono de carro elétrico decida qual modelo comprar.
O que as marcas dizem?
Ainda não foram emitidas declarações oficiais de nenhuma das montadoras sobre o caso. Contudo, o governo está exigindo por informações que não são divulgadas em outros países. Além disso, degradação de bateria ou fatores que interferem na autonomia dos carros elétricos dependem de milhões de razões diferentes.
![Fiat 500 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/mvsapwwY-fiat_500_la_prima_908_edited-1320x791.webp)
O estilo de direção do motorista, temperatura, umidade, altura em relação ao nível do mar, trânsito, maneira com que o carro é carregado – tudo isso muda a durabilidade das baterias e a longevidade do carro. Contudo, para modelos a combustão, esse tipo de dado tão preciso nunca foi exigido.
Você concorda com a cobrança do governo para cima de BYD, Stellantis, Volkswagen e Tesla? Conte nos comentários.