Polêmica na área

Governo acredita que Honda Accord híbrido precisa de recall

Depois de chamar de volta o Accord e o ZR-V, parece que a Honda vai ter de solucionar o mesmo problema no Accord híbrido

Governo acredita que Honda Accord híbrido precisa de recall

Em meados de novembro de 2023, a Honda emitiu um recall acerca de um problema nos conectores dos cintos de segurança em modelos como o Accord e o ZR-V. Contudo, o governo está investigando como a marca procede durante a inspeção e os testes das peças afetadas e ainda acredita que o Accord híbrido também possa sofrer com o mesmo problema e precise de um recall com urgência.

O chamado acontece porque os pré-tensores dos cintos de segurança dos bancos dianteiros do sedã e do SUV podem não contar com uma peça que prenda o conector rápido à placa de fio. Desse modo, o equipamento de segurança pode não conter os passageiros dianteiros em caso de uma colisão e isso pode trazer graves danos à saúde e levar até a morte. No caso do Accord movido a combustão, o problema maior se concentra no banco do motorista.

Já no ZR-V, nos Estados Unidos ele é batizado de HR-V, o problema afeta os dois bancos da frente. A inspeção promovida pela Honda utiliza um medidor de força que pode determinar se a conexão entre conector rápido e a placa de fio é suficiente para evitar problemas aos ocupantes. Se os itens falharem no teste, eles logo são substituídos. Só que, o governo norte-americano acredita ter pontos não tão esclarecidos nessa história.

Honda ZR-V Touring [Leo Alves / Auto+]
Honda ZR-V Touring [Leo Alves / Auto+]

Accord híbrido pode sofrer com o mesmo problema

Quando o recall foi repassado da marca para o órgão governamental de trânsito, o número de carros afetados era de 303.770 unidades ao total. Contudo, no começo de abril deste ano, os documentos de consulta deste chamado sinalizaram haver mais modelos do que o citado anteriormente. Agora, 389.253 unidades estão precisando de inspeção nos cintos de segurança. Foi um acréscimo de 85.483 carros de uma vez.

O órgão entendeu que precisam ser incluídas as unidades do Accord híbrido neste chamado. Ou seja, os Honda Accord a combustão e híbridos e os ZR-V dos Estados Unidos precisam fazer o teste e a possível substituição dos cintos de segurança. Em um comunicado enviado ao portal Auto News, a marca revelou que vai cooperar com o governo nas investigações e execução deste chamado. Por sorte, os modelos ofertados no Brasil não sofrem com esse problema.

Conhece de perto o Honda Accord híbrido? Teria ou tem o ZR-V na sua garagem? Conte nos comentários


>> Flagra: novo Toyota Corolla Cross está perto de ser lançado

>> Aston Martin oferecerá carros a combustão até 2030

>> Nova Volkswagen Amarok já tem data para estrear no Brasil