
Mais uma marca chinesa em breve estará em nosso mercado: a GAC. O fabricante mostrou alguns modelos durante o Salão de Xangai, na China, no entanto, nenhum deles confirmado oficialmente para o nosso mercado.
Todos os modelos GAC sob a nomenclatura Aion são 100% elétricos. Entre os mais cotados de chegar ao nosso mercado, está o provável rival do BYD Dolphin e do GWM Ora 03. O Aion UT é um hatch livre de poluentes, que exibe um design arredondado e semelhante ao modelo da Build Your Dreams (BYD).
Embora sem os dados técnicos divulgados, visualmente ele possui o mesmo porte do BYD Dolphin. Um dos detalhes estilísticos do Aion UT está nos faróis e nas lanternas arredondados, assim como a abertura elétrica da tampa do porta-malas. Na ponta da fita métrica, são 4,27 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.

O habitáculo revela os bancos revestidos em couro e construídos com espumas de densidade macia. Além disso, os acabamentos mesclam plásticos e áreas sensíveis ao toque. Seguindo a atual tendência de mercado, ele oferece o quadro de instrumentos totalmente digital de 8,8 polegadas, sendo o conjunto de telas complementado pelo multimídia de 14,6 polegadas.
Na cabine também aparecem o console central elevado com carregador de smartphone por indução, além do porta-objetos central, que ajuda na vida do motorista e dos ocupantes para acomodar objetos. O Aion UT tem ainda assistente de voz e itens de condução semiautônoma ADAS nível 2. O motor elétrico é de 134 cv.

Aion V
O Aion V é um utilitário esportivo elétrico, que transmite um porte semelhante ao do Citroën C3 Aircross. Assim como o Aion UT, o Aion V também exibe um bom acabamento do interior. O acesso ao habitáculo é realizado pelas maçanetas externas embutidas, que ajudam na passagem do ar melhorando o coeficiente aerodinâmico da carroceria.
Uma similaridade de ambos os modelos elétricos da Aion está no volante de dois raios e as telas dedicadas ao quadro de instrumentos totalmente digital e da central multimídia com 14,6 polegadas. No mercado chinês, estão disponíveis opções de 203 cv ou 224 cv, com baterias entre 62,2 kWh e 90,2 kWh.

Aion Y Plus
O Aion Y Plus é um modelo quase certo para o Brasil. Essa minivan mostra um design externo exótico, que lembra um dragão, e quando estiver no Brasil será um rival da Chevrolet Spin. Só que oferecendo uma propulsão totalmente elétrica.
O design mostra a coluna A bastante inclinada, bem como as caixas de rodas com apliques plásticos para conferir ares aventureiros, enquanto as lanternas são unidas por uma barra iluminada. Como os outros modelos há revestimentos sensíveis ao toque, além de um amplo espaço para os ocupantes traseiros.

Se vier ao Brasil, o GAC Aion Y Plus quer dividir as atenções contra Yuan Plus e até o Volvo EX30. Para isso, mede 4,53 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Na China, ele é vendido com bateria de 63,2 kWh e 135 cv.
Você acredita que os carros da GAC farão sucesso em nosso mercado? Compartilhe a sua opinião nos comentários!