A fabricante chinesa GAC anunciou um investimento de R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento para a produção local de motores híbridos-flex. Quinta maior montadora da China, os planos são ambiciosos para o mercado brasileiro e foram firmados acordos de cooperação técnica com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e Estadual de Campinas (Unicamp).
Essas universidades coordenarão projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o apoio técnico e financeiro do fabricante chinês. A UFSC, UFSM e Unicamp atuarão nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais, com o principal objetivo de produzir motores flex e híbridos-flex localmente para os carros que a marca começará a vender em 2025, e, futuramente, fabricar no Brasil.
Os acordos de cooperação terão duração de cinco anos, com possibilidade de renovação e a empresa planeja investir R$ 5,8 bilhões nos próximos cinco anos. “O Brasil é prioridade para a GAC”, afirmou Alex Zhou, CEO da GAC Brasil.
No ano passado, a GAC produziu 2,52 milhões de veículos na China. A marca pretende estabelecer uma linha completa de produtos em nosso mercado, incluindo carros a combustão, híbridos e elétricos, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento, semelhante ao que já possuem na China.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC na China é o maior instituto de pesquisa automotiva do país, com mais de 30 bilhões de yuans investidos (aproximadamente R$ 25 bilhões, em conversão direta). A empresa também tem parcerias estratégicas no mercado asiático, fabricando veículos para suas três linhas de automóveis, além de produzir carros para marcas como Toyota e Honda.
“Nosso objetivo é alcançar 1 milhão de veículos vendidos no mundo, e a entrada no mercado brasileiro coincide com o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China”, destacou Wei Haigang, presidente da GAC Internacional.
Os planos da GAC no Brasil
As operações da GAC no Brasil iniciam no primeiro semestre de 2025 e a meta é lançar sete modelos ao longo do próximo ano, assim como onde será instalada a fábrica da marca. Em um primeiro momento, cinco modelos debutarão em nosso mercado, com outros dois carros completando o ciclo de sete lançamentos em 2025.
Nenhum dos carros foram confirmados oficialmente, bem como o tipo de motorização escolhido, embora já cheguem calibradas para a utilização com o nosso combustível. As primeiras unidades chegarão importadas. Entre os veículos a serem comercializados estão os utilitários esportivos GS3 Emzoom, GS8, Aion V, assim como o Hyptec HT.
Os planos da montadora incluem ainda o desenvolvimento de biocombustíveis, combustíveis de baixo carbono e formas alternativas de propulsão, além de sistemas de produção mais eficientes, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e promover a reciclagem.
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