.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Cotado para o nosso mercado!

GAC Aion UT, cotado para o Brasil, inicia pré-venda na China

O GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin e GWM Ora 03, já está em pré-venda na China. Mede 4,12 m e tem motor elétrico de 134 cv

AIon UT 1 azul parado de frente com chão e fundo em cinza
[Foto: www.auto-in-china.com]

A GAC Motor iniciará a venda de seus modelos no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre deste ano, com as primeiras unidades sendo importadas. A instalação de uma fábrica está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

Um dos modelos cotados para o Brasil é o GAC Aion UT, um hatch elétrico que promete competir diretamente com o BYD Dolphin. O modelo entrou em pré-venda no mercado chinês e está disponível em três versões, com preços entre 89.800 e 109.800 yuan (aproximadamente R$ 75.000 a R$ 92.000, na cotação atual, sem considerar impostos e taxas).

Com esses valores, o Aion UT é uma alternativa mais acessível em comparação ao BYD Dolphin, que custa de 99.800 a 129.800 yuan (cerca de R$ 83.000 a R$ 108.000). Desenvolvido para uso urbano, o Aion UT exibe um design com formas arredondadas, faróis de LED, maçanetas embutidas na carroceria e lanternas em formato de C. As dimensões são 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente
GAC Aion UT [Foto: Divulgação

Essas medidas superam as do BYD Dolphin, que, construído sobre a arquitetura e-Platform 3.0, possui 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, segundo a Build Your Dreams.

O espaço interno do Aion UT é destacado pela GAC como um dos maiores da categoria. Por dentro, os destaques vão para o multimídia de 14,6 polegadas com Apple CarPlay e comandos de voz para controlar o ar-condicionado, ajustes dos assentos e navegação. Já o quadro de instrumentos digital tem 8,8 polegadas.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente e de lateral
O GAC Aion UT mede 4,12 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos [Foto: Divulgação]

O Aion UT usa motor elétrico síncrono de ímã permanente com 134 cv de potência, capaz de atingir 150 km/h de velocidade máxima. A energia é armazenada em uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh, garantindo autonomia de até 420 quilômetros conforme o ciclo chinês CLTC. O carregamento de 30% a 80% pode ser feito em apenas 24 minutos em carregadores de corrente contínua (DC).

Além do BYD Dolphin, o GAC Aion UT também concorre com o GWM Ora 03 no mercado chinês, sendo o terceiro modelo da marca direcionado a mercados globais.

Quais são as suas expectativas para os carros da GAC? Compartilhe sua opinião nos comentários!