As fabricantes de carros chinesas têm perturbado marcas de carros japonesas, alemãs, americanas, italianas, francesas, entre outras nos quatro cantos do mundo. Inclusive a Honda e Nissan. Para garantir não apenas sua permanência no mercado, mas continuarem competitivas, as duas fabricantes japonesas estudam uma fusão para terem mais força para fazerem frente as concorrentes que vêm da China.
Chefões da Honda e Nissan também tiveram um encontro com a liderança da Mitsubishi em agosto com o objetivo de conseguir mais uma parceria para enfrentar não só as gigantes chinesas como a BYD e a GAC, mas também a Tesla. A ideia é criar uma super potência entre as fabricantes japonesas para conseguirem brigar com produtos e preços competitivos.
Essa fusão também viria em um momento muito propício para a Nissan, que enfrenta sérias dificuldades. Além disso, tudo indica que a Renault também compartilha do interesse de fazer negócio com a Honda, vendendo sua parte da Nissan. Porém, quando as marcas japonesas foram procuradas pela agência Reuters, ambas não confirmaram o planejamento de uma fusão. Embora, coincidentemente tenha emitido respostas muito parecidas:
“Conforme anunciado em março deste ano, Honda e Nissan estão explorando diversas possibilidades de colaboração futura, aproveitando os pontos fortes uma da outra”, responderam as montadoras à Reuters, e completaram dizendo que no momento apropriados as novidades serão reveladas. Já a Renault negou ter conhecimento de qualquer movimentação.
É necessário relembrar que executivos da Nissan revelaram que a fabricante passava por um período de crise e que precisava encontrar um investidor em até 14 meses para não encerrar sua operação. E completou dizendo que eles estavam dispostos a considerar todas as possibilidades.
Toyota fará parte da fusão com Honda e Nissan
Se você está se perguntando e a Toyota? Bem, estamos falando de uma gigante japonesa. A Toyota sozinha vendeu mais de 11 milhões de veículos no mundo todo em 2023. Enquanto a Honda, Nissan e Mitsubishi venderam juntas menos de 8,5 milhões. Esses números nos mostram duas coisas: que a fusão com a Toyota não parece interessante no momento para nenhum dos lados. Mas que as outras três marcas nipônicas juntas podem ter muita força.
A BYD vendeu mais 3 milhões de veículos globalmente e a GAC 2,5 milhões. Isso significa que uma fusão entre a Honda, Nissan e Mitsubishi pode sim ser uma grande ameaça para elas e outras fabricantes chinesas menores. Sem dúvidas será muito interessante acompanhar os próximos capítulos dessa guerra que está só começando.
O que você achou da possibilidade de fusão da Nissan e Honda? Conte para nós comentários.