.single-post figure figcaption{display:block !important;}

O segmento vai tremer?

Ford vai vender Maverick Tremor e F-150 Tremor no Brasil. Agora só falta a Ranger Tremor

Nova linha aventureira Tremor da Ford não traz apenas visual parrudo, mas também capacidade off-road elevada para F-150 e Maverick

F-150 Tremor preta e Maverick Tremor azul subindo uma trilha de pedra
F-150 Tremor e Maverick Tremor [divulgação]

Com o objetivo de se tornar referência em off-road, a Ford vai ampliar sua linha de caminhonetes no Brasil. A partir de agora, Maverick e F-150 serão vendidas na versão Tremor, como uma adição à linha e uma alternativa parruda, mas menos radical do que as Raptor. Naturalmente, a Ranger também deve receber essa versão no futuro.

Sem preços e especificações mecânicas reveladas, muito menos preço e data de lançamento, a marca apenas prometeu o lançamento da dupla por aqui. Mas, investigamos todos os detalhes em um encontro antecipado com a dupla Tremor da Ford e também dados dos modelos nos EUA.

Ford F-150 Tremor

Versão mais light da desejada F-150 Raptor, a nova Tremor chega ao Brasil para oferecer uma pegada diferente das versões Lariat oferecidas por aqui. Enquanto a variante já disponível no país apela para o luxo, a F-150 Tremor é focada no off-road. Só que as mudanças vão muito além do visual.

F-150 Tremor preta de frente em uma estrada de pedras
F-150 Tremor [divulgação]

Mecanicamente, ela segue com o motor 5.0 V8 já conhecido por aqui, mas há alguns truques mecânicos e eletrônicos. A Tremor conta com piloto automático off-road, onde ela controla sozinha acelerador e freio em trilhas, permitindo que o motorista se concentre só no volante.

Há até modo One Pedal Drive, como em carros elétricos, para situações de uso do 4×4. Ela também traz sistema de curva off-road em que a roda interna é freada para diminuir o raio de giro da gigantesca F-150, mas que só pode ser usada em terra. Ela também é equipada com pneus de uso fora-de-estrada e suspensão reforçada. 

Visualmente falando, a Ford F-150 Tremor traz friso laranja na nova grade frontal que envolve os faróis full-LED. A luz diurna é laranja para combinar com o mesmo tom usado em adesivos e na saída de ar lateral. Por dentro, ela traz plásticos imitando textura de rocha e detalhes também em laranja. Além disso, o para-choque dianteiro é recuado. 

Novidades para a Ford Maverick

O lançamento da Ford Maverick Tremor no Brasil marca não somente a expansão de versões da caminhonete intermediária, como também a renovação da rival da Ram Rampage. Ela recebeu nova dianteira com faróis em formato de C, nova grade frontal (com trama interna que varia de acordo com cada versão), para-choque dianteiro reformulado e mais.

Ford Maverick 2025 [divulgação]
Ford Maverick 2025 [divulgação]

Por dentro, a Ford Maverick 2025 traz agora painel de instrumentos totalmente digital de 8” igual ao das versões de entrada da Ranger. Além disso, ela ganhou central multimídia de 13,2” com comandos de ar-condicionado integrados, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e eliminou o porta-objetos mais inútil da indústria, que ficava ao lado da central.,

A Ford ainda não revelou toda a lista de equipamentos das outras versões da Maverick 2026, mas ela vai ganhar novos itens de série. A versão Tremor que foi exposta à imprensa brasileira contava com teto solar e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro – itens muito requisitados pelos compradores atuais da caminhonete.

Maverick Tremor

Maverick Tremor azul subindo uma pedra
Maverick Tremor [divulgação]

Lá nos EUA, Tremor começou como um pacote para as versões XLT e Lariat, mas recentemente foi emancipada como a versão mais cara da gama. Prova disso é que ela parte de US$ 40.350, enquanto a Lariat custa US$ 37.290. Além disso, ela é vendida unicamente com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina com tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.

Visualmente, a Ford Maverick Tremor recebe grade frontal com friso laranja, mesmo tom usado nos ganchos frontais, detalhes de roda, adesivos laterais na parte de baixo da porta e no logotipo Tremor na lateral. O tom também aparece nas costuras internas e em detalhes de saída de ar. 

Maverick de traseira
Maverick Tremor [divulgação]

O para-choque da Tremor é recuado na parte inferior para melhorar ângulos de entrada e saída. Além disso, ela conta com o Pro-Trailer que controla automaticamente o volante para facilitar o uso de reboque em manobras de estacionamento. A versão aventureira também traz suspensão reforçada e elevada casada a pneus Goodyear AT 235/65 T17 para uso off-road.

Além dos recursos visíveis, para ampliar a capacidade off-road da Ford Maverick Tremor, a marca norte-americana trouxe novo diferencial traseiro. Com ele, é possível enviar 100% do torque para uma das rodas de trás. Além disso, o sistema de arrefecimento da transmissão foi melhorada, assim como dos semieixos.

interior da ford maverick
Maverick Tremor [divulgação]

Ela também herdou do Bronco Sport o piloto automático adaptativo para trilhas, que permite que o motorista só se preocupe com o volante ao fazer off-road. Houve também reforço no sistema da tração 4×4 com o objetivo de tornar a caminhonete ainda mais capaz nas condições adversas.

Ranger Tremor?

Considerando que a Ford já revelou que venderá a Maverick Tremor e a F-150 Tremor no Brasil, é questão de tempo até que a Ranger receba o mesmo tratamento. Afinal, se a irmã maior e a menor contam com essa variante e a versão Storm era muito vendida na geração anterior, a marca não deve perder essa oportunidade.

Ford Ranger Tremor [Divulgação]

Já oferecida em alguns mercados, a Ford Ranger Tremor não tem tantos elementos off-road quanto as irmãs. Ela conta com os mesmos para-choques das versões regulares, mas com partes pintadas em preto e cinza, além de um santantônio tubular na traseira. Há inclusão de pneus off-road e suspensão levemente elevada.

É possível que seja desenvolvida uma variante Tremor verdadeira exclusiva para o nosso mercado, trazendo grade laranja, melhorias na mecânica para o off-road e motor V6 turbo diesel. A ideia é ser uma versão um pouco mais light da Raptor, mas com capacidade off-road focada em trilhas, não em velocidade em dunas.

Ford Ranger Tremor [Divulgação]

Qual das duas caminhonetes Tremor da Ford você mais gostou? Conte nos comentários.