Pensado para se encaixar entre o Edge e o Explorer, o novo Ford Equator é mais um representante da forte e rápida expansão da marca no mundo dos SUVs. A princípio exclusivo para a China, o SUV de grande porte tem visual exótico e bastante diferente do que outros Ford têm mostrado por aí.
Com 4,90 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e 2,86 m de entre-eixos, ele é 12 cm mais longo que o Ford Edge, o maior SUV da marca americana vendido no Brasil. Não há informações ainda sobre qual plataforma o SUV grande usa, se é a do Edge com tração dianteira ou se é a do Explorer com tração traseira.
O que se tem ao certo é que ele será equipado única e exclusivamente com motor 2.0 quatro cilindros turbo EcoBoost de 221 cv, o mesmo motor usado por outros SUVs da Ford e da Lincoln, como o próprio Edge, Explorer e os Lincoln Nautilus, Corsair e Aviator.
O Ford Equator terá opção de transmissão automática (sem número de marchas revelado ainda) ou um surpreendente câmbio manual de cinco marchas, algo inesperado em um SUV desse porte e posicionamento de mercado.
O estilo foge totalmente do empregado em outros SUVs da Ford, mesmo em comparação ao Territory, que também é outro projeto 100% chinês da marca. O único ponto de conexão visual do Equator com outros SUVs Ford está no desenho da grade frontal levemente ovalada e com barra cromada na parte superior tal qual o Explorer.
Os faróis são divididos, sendo a parte superior bem fina e pequena, com uma pequena reentrância na extremidade. A segunda metade o conjunto óptico fica bem baixa, localizada na entrada de ar lateral, como se fosse parte das luzes de neblina.
A carroceria tem estilo limpo, sem grandes vincos marcantes ou ousadias. É um SUV de sete lugares quadrado e parrudo, bem ao estilo norte-americano. Lá atrás a Ford apresenta o nome Equator em linhas garrafais logo abaixo da parte que conecta as lanternas. O visual é elegante e traz iluminação total em LED.
Imagens do interior ainda não foram mostradas ainda, nem a data de lançamento do novo Ford Equator, já que as imagens que acabam com o segredo sobre seu visual foram registradas no Ministério de Patentes da China e reveladas pelo perfil carnewschina.
>>Ford diz que próxima Ranger será melhor que a Volkswagen Amarok
>>VW Amarok segue Ford Ranger e tem produção dobrada na Argentina
>>Ford quer SUV Escape 7 lugares para briga com Tiguan e Grand Compass