Novidades

Ford revela novo Escape, seu anti-Compass

Novo SUV deve vir para brigar com Jeep Compass

Ford Escape (divulgação)
Ford Escape (divulgação)

A Ford apresentou nessa semana a quarta geração do SUV Escape, em lançamento simultâneo na Europa e Estados Unidos.

Agora compartilhando plataforma com o novo Focus, o novo Escape está maior, mais largo e conta com um visual mais esportivo e elegante. Entre os destaques, a nova geração do ficou 90 kg mais leve do que a anterior, graças ao uso extensivo de aço leve de alta resistência na construção.

Ford Escape (divulgação)

Para se ter uma ideia de seu porte, o novo Escape tem 4,58 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2, 71 m de entre eixos, deixando-o com tamanho aproximado ao Jeep Compassmas sendo bem mais espaçoso na cabine.

No mercado norte americano, o novo Escape virá nas versões S, SE, SE Sport, SEL e Titanium. Serão 2 versões movidas a gasolina e duas híbridas. Para as versões de entrada, a Ford vai disponibilizar o motor 1.5 EcoBoost, que gera 183 cv e 24 kgfm de torque.

Ford Escape (divulgação)

Nas versões intermediária e topo de linha, como no caso da Titanium, o motor escolhido será o 2.0 EcoBoost Turbo, que rende 253 cv e 38 kgfm de torque. A única opção de câmbio para as versões a gasolina será o novo câmbio automático de 8 velocidades. Já para as versões híbridas, a Ford desenvolveu um novo câmbio e-CVT (continuamente variável) que ajudará na economia de combustível e nas respostas do sistema híbrido.

Ford Escape (divulgação)

No quesito tecnologia, o novo Escape trará um mostrador head-up display, que projeta informações em uma tela de 6 polegadas, sistema de estacionamento automático 2.0, assistência de manobras evasivas (que detecta um veículo parado ou mais lento à frente e dá suporte na direção para ajudar a evitar uma colisão iminente), além de um assistente chamado – Ford Co-Piloto 360 (piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralizador de faixa).

Ford Escape Hybrid (divulgação)

Ele também terá conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, FordPass Connect para acesso remoto ao Escape via smartphone (permite bloquear, desbloquear, localizar e dar partida no veículo), carregamento sem fio no console, portas USB tipo A e tipo C, além de três tomadas de 12 volts.

O painel ainda conta com uma tela multimídia de 8 polegadas destacada, além de opção de quadro de instrumentos 100 % digital de 12,3 polegadas.

E no Brasil?

Como a Ford não tem um representante entre os SUVs médios, o Escape seria uma boa alternativa, já que a lacuna entre o Ford EcoSport e o Ford Edge é bem grande. Para preencher essa lacuna, é bem provável que a Ford traga o Escape para brigar com o Compass, com a vantagem de oferecer mais espaço e tecnologia. Resta saber se o Territory, SUV de projeto mais simples mostrado no Salão do Automóvel de 2018, vai vir ao Brasil também.

Ainda não se sabe se o novo Escape poderia ser feito em Camaçari na Bahia, ou vir importado do México ou da Argentina.

Veja mais:

>> Ford Ranger Raptor ganha preparação da Hennessey

>> Ken Block vai ganhar um novo Ford Escort Cosworth

>> Ford Fusion muda pouco e perde versão aspirada