Antigamente, a Ford Ranger oferecia as opções de carroceria com cabine simples ou dupla. Na atual geração à venda em nosso mercado, que adotou traços inspirados na irmã maior F-150, a caminhonete média é comercializada apenas com quatro portas, com preços a partir de R$ 244.990 na configuração XL 2.0 Diesel 4×4 manual.
A divisão comercial da marca, Ford Pro, apresentou no Brasil uma nova opção da Ranger com cabine simples. Uma característica do utilitário nos anos 1990 e também da configuração Sport, que voltou a ser comercializada no Brasil em 2014 à época custando R$ 67.990 e equipada com o propulsor 2.5 casado ao câmbio manual de cinco marchas, para render 170 cv.
Essa nova opção da Ford Ranger com Cabine Simples, já oferecida em outros mercados, será exibida na Fenatran, que ocorre nos próximos dias, entre 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo.
Criada a partir da configuração de entrada XL, a versão possui motor 2.0 turbodiesel acoplado a uma caixa manual de seis marchas, entregando 170 cv e 41,2 kgfm. É uma versão voltada para o trabalho, abrindo mão de alguns luxos ou acabamentos mais sofisticados.
Semelhante à XL 2.0 com quatro portas, as molduras das caixas de rodas, as maçanetas das portas e os retrovisores não possuem pintura, enquanto as rodas são de ferro fundido em preto. Essa tonalidade é repetida no para-choque traseiro, e as lanternas são halógenas, não em LED.
A caçamba é um diferencial, oferecendo uma capacidade de carga de 1.250 kg (179 kg a mais que a cabine dupla, com 1.071 kg) e volumétrica de 1.800 litros (1.180 na XL cabine dupla).
Embora seja uma versão voltada para o trabalho, que terá como concorrentes a Chevrolet S10 WT e a Toyota Hilux Cabine Simples, a cabine não descuida dos equipamentos, apresentando um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, além do sistema multimídia vertical de 10 polegadas com conectividade Apple CarPlay e Android Auto.
Outros equipamentos de série da caminhonete da Ford com cabine simples incluem controles eletrônicos de tração e estabilidade, controlador de velocidade com limitador, coluna de direção ajustável em altura e profundidade com volante multifuncional e acendimento automático dos faróis. Ainda não há uma data definitiva de estreia da Ranger com cabine simples em nosso mercado.
O que você achou da Ford Ranger com cabine simples? Escreva nos comentários se você achou ela mais bonita do que as rivais da Chevrolet e da Toyota.