E surpreendentemente custa só isso

Ford Ranger Black estreia com preço baixo e visual de versão cara

Enquanto a geração anterior da Ford Ranger Black funcionava como versão intermediária, a nova custa o mesmo que uma Fiat Titano Endurance

Ford Ranger Black [divulgação]
Ford Ranger Black [divulgação]

Desde que a Ford deixou de fabricar carros no Brasil, ela tem adotado uma estratégia de preços e de modelos bem agressiva. A Ranger talvez seja o maior exemplo disso, por ser feita na Argentina e permitir maior flexibilidade. Mas nem nos maiores devaneios esperávamos que a volta da Ranger Black viria com esse preço.

Por R$ 219.990, a Ford Ranger Black volta ao Brasil como versão de entrada, não mais como intermediária. Na geração anterior, ela era a topo de linha com tração 4×2 e custava mais que as variantes de trabalho. Agora, ela funciona como porta de entrada da caminhonete média, custando o mesmo que uma Fiat Titano Endurance ou que a Fiat Toro Ranch.

Não falta nada relevante

A lista de itens de série é a mesma da versão XLS. Com isso, ela traz ar-condicionado analógico, volante com ajuste de altura e profundidade revestido em couro, painel de instrumentos totalmente digital, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque, retrovisor elétrico,  central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Ford Ranger Black [divulgação]
Ford Ranger Black [divulgação]

Além disso, conta com câmera de ré, sete airbags, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático não adaptativo, limitador de velocidade, alarme, além de assistente de partida em rampa e de descida. As primeiras unidades virão com capota elétrica e protetor de caçamba de série.

Estilo Black

Além da aposta em custo-benefício, a Ford Ranger Black também conta com visual estilizado. A marca adotou um tom de cinza metálico chamado de Bold Gray em detalhes da carroceria, como retrovisores, grade frontal, santantônio, rodas de liga-leve, além de frisos na parte interna.

Ford Ranger Black [divulgação]
Ford Ranger Black [divulgação]

A Black ainda traz rodas de liga-leve de 18 polegadas, estribo lateral e interior com teto preto (até então não presente na caminhonete). Os bancos ganham revestimento de vinil e tecido, com a parte interna com relevos inspirados no desenho das cidades e ruas. Ela está disponível nas cores Preto Gales, Cinza Moscou, Azul Beliza, Prata Geada e Branco Ártico.

Mecânica de entrada

Diferentemente de todas as versões da Ford Ranger à venda no Brasil, que contam sempre com tração 4×4, a Black é 4×2. Com apenas tração na traseira, ela tem ligeira melhora no consumo em relação às irmãs, que usam o mesmo 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 170 cv e 41,2 kgfm de torque.

Ford Ranger Black [divulgação]
Ford Ranger Black [divulgação]

Segundo o INMETRO, são 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. A transmissão é automática de seis marchas. Segundo a Ford, dessa vez a Ranger Black não passou por alterações de suspensão e direção, como foi feita com o modelo anterior. Contudo, é nítido que a picape pula menos do que a média da categoria.

Gostou da Ranger Black? Acha que essa versão vai vender bem? Conte nos comentários.