Ford Dolphin?

Ford quer que o mundo compre mais carros como o BYD Dolphin

Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
Ford Ka FreeStyle [divulgação]

Quem diria que os carros chineses iriam ditar o mercado daqui para a frente por conta da eletrificação? Prova disso é que, em recente entrevista, o CEO da Ford, Jim Farley, declarou que quer que o mundo abrace novamente os carros pequenos. O foco da marca é fazer um elétrico compacto na faixa de US$ 30 mil. E quem está nesse segmento? BYD Dolphin.

Segundo Farley, durante sua entrevista na CNBC, “precisamos voltar a ter amor por carros pequenos. É super importante para a nossa sociedade para a adoção dos carros elétricos. Estamos apaixonados por esses carros gigantescos e eu os amo também, mas o maior problema deles é o peso”.

Por isso, a Ford quer desenvolver novamente carros de pequeno porte, mas focados em eletrificação. Há um plano da marca do oval azul em produzir um modelo na faixa de US$ 30 mil em 2027. Esse valor é a faixa na qual o BYD Dolphin está, principalmente na Europa, onde tem obtido bastante sucesso.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Mas vai ser um SUV?

O que ainda não ficou claro é como a marca fará isso. Como está focada atualmente em SUVs e picapes, esse novo elétrico da faixa do BYD Dolphin pode ser um SUV de pequeno porte. Contudo, a marca pode voltar atrás e ressuscitar o Fiesta ou o Ka como um elétrico para rivalizar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03, além de outros elétricos.

O que se temos certo por enquanto é que o Puma, sucessor do EcoSport, terá uma variante 100% elétrica em breve. O SUV é focado na Europa, mas pode ser vendido nos EUA e em outros mercados com o objetivo de ampliar a gama de carros 100% elétricos da Ford. Só que, vale lembrar, recentemente a marca começou a desistir da eletrificação total.

Ford Puma [divulgação]

Você acha que o tipo de carro elétrico ideal é um modelo como o BYD Dolphin? Conte nos comentários.