Se você quiser ser um traficante de drogas, provavelmente não poderá ter um Ford no futuro. Isso porque a marca norte-americana patenteou uma tecnologia bastante interessante que utilizará de vários sensores em seus carros para alertar ao motorista sobre a possibilidade de seu carro ser usado como mula.
O que ocorre é que na América do Norte, principalmente na fronteira EUA e México, é comum que carros de passeio de inocentes sejam usados como mula para transporte de drogas. Os traficantes escondem drogas em locais estratégicos nos carros, além de conseguir facilmente abrir o porta-malas.
A nova tecnologia da Ford pretende usar sensores, radares e até uma balança interna no carro que é capaz de medir alterações no veículo e detectar possíveis objetos indesejados colocados no interior ou em partes externas escondidas de seus veículos. Um aviso na central multimídia será mostrado, caso isso ocorra.
Além disso, os carros contarão com scanners, câmeras e GPS para detectar atividades suspeitas e estranhas no entorno do veículo. Tudo isso para prevenir que um Ford seja usado como mula indesejada. Haverá um aviso se, por exemplo, alguém ficar próximo ao carro por muito tempo, com direito a filmagem e gravação das câmeras 360°.
A patente é de março de 2023, sendo publicada em 19 de setembro do mesmo ano e descoberta pelo Motor1. Contudo, vale lembrar que isso pode ser só uma tecnologia patenteada pela marca para garantir seu projeto, mas não significa que isso, de fato, irá para as ruas em um futuro a médio ou longo prazo.
Você acha que a Ford deve investir nesse sistema? Conte nos comentários.