Se os rumores da chegada da Ford Maverick, rival da Fiat Toro, ao Brasil já eram quentes, a marca colocou gasolina na fogueira. Registro feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostra que o nome Maverick continua em propriedade da marca americana até 2030.
A Ford já tinha registrado no Brasil esse nome desde 1975, quando era usado por um cupê esportivo e por um sedã. Havia garantia de propriedade do batismo até 2025. Contudo, a Ford resolveu renovar a concessão de registro até 2030, já no novo sistema de registros.
O elemento nominativo Maverick garante à Ford, segundo registro no INPI seu uso em “veículos motorizados, a saber, automóvel de passageiros, caminhões, veículo utilitário esportivo (SUVs), veículos elétricos, veículos off-road, e partes estruturais destes”.
Maverick vai voltar?
O que não é segredo para ninguém, no entanto, é que o nome Maverick será usado por uma nova picape da Ford. A ideia é brigar diretamente com a Fiat Toro no ainda inexplorado segmento de picapes intermediárias.
Ela será menor que a Ranger, sendo a picape de entrada da Ford. Terá como base o Bronco Sport, usando mesma plataforma e alguns componentes mecânicos. É possível, apontam rumores, que a Maverick seja a picape do Bronco Sport, como aponta a projeção do Brazil Automotive.
Ela será vendida também nos Estados Unidos e no México, sendo o último o responsável pela produção da picape. Ainda assim, há chances de que ela seja fabricada também no Brasil ou na Argentina, mas a importação do México também é bastante viável.
Maverick Diesel?
A princípio estão programados somente motores a gasolina para a Ford Maverick. Ela deve usar o 2.0 quatro cilindros aspirado do EcoSport Storm com 167 cv. A rival da Fiat Toro também deve usar o 1.5 três cilindros turbo de 184 cv e 26,3 kgfm de torque do Bronco Sport.
Por fim, há ainda um 2.0 EcoBost quatro cilindros turbo de 248 cv e 38 kgfm de torque, novamente herdado do SUV médio. Para o Brasil, que ainda prefere picapes diesel, a Ford tem à disposição o 2.2 quatro cilindros turbo de 160 cv e 39,2 kgfm da Ranger que pode ser usado na Maverick.
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