Desde que a Fiat Toro foi lançada no Brasil em 2016 e se mostrou um verdadeiro sucesso de mercado, as marcas cogitam lançar algum tipo de rival para ela. A Volkswagen foi a primeira com o conceito Tarok apresentado em 2018, mas que até agora não chegou às ruas. Mas quem parece mais adiantada no projeto é a Ford com a inédita picape Maverick.
Sim, você leu certo, Maverick agora será o nome de uma caminhonete, não mais de um cupê (ou sedã) esportivo com motor V8. Não é a primeira vez na história da Ford que o nome Maverick é usado para outros propósitos: nos anos 1990 o batismo foi usado em um pequeno SUV derivado da Nissan que a Ford vendeu na Europa.
O nome Ford Maverick para a rival da Fiat Toro foi confirmado recentemente quando imagens de patente da tampa da caçamba da picape vazaram na internet. Semanas depois, a primeira tampa traseira da picape com o nome Maverick estampado foi novamente revelada.
Irmã menor da Ranger
Apesar da construção monobloco com plataforma de Escape/Bronco Sport e do posicionamento abaixo da Ranger no portfólio da Ford, pouco se sabe ainda sobre a picape Maverick. Ela pode ser um modelo independente, com design próprio, ou derivar do Bronco Sport como propõe essa projeção do Brazil Automotive (@brazilautomotive).
Caso ela seja derivada da família Bronco, como mostra a projeção, a picape da Ford teria como destaque o visual mais robusto e quadrado, com uma pegada levemente retrô. A traseira faz lembrar de picapes mais antigas, enquanto o nome estampado na tampa da caçamba despertará a ira dos fãs de muscle-cars.
Maverick Diesel
Rumores apontam para a presença de motores 2.0 quatro cilindros aspirado bastante semelhante ao usado no EcoSport Storm que hoje entrega 173 cv. Há também a possibilidade de ela ser equipada com motor 1.5 três cilindros turbo e 180 cv, na medida para rivalizar com a futura Fiat Toro 1.3 Firefly de 180 cv.
Para o mercado brasileiro é bastante provável que a Ford Maverick seja equipada com algum tipo de motor diesel. Hoje a Ranger tem nas versões mais baratas um motor diesel 2.2 quatro cilindros turbo de 160 cv e 39,3 kgfm de torque. São números a colocariam no mesmo patamar dos 170 cv e 35,7 kgfm da Toro 2.0 turbo diesel.
>>Ford Bronco já tem 230 mil reservas feitas em duas semanas