Novidades

Ford Ka estreia novo visual com inédita versão Freestyle

Hatch reestilizado começa a ser vendido no segundo semestre

Ford Ka Freestyle (Auto+)
Ford Ka Freestyle (Auto+)

A Ford mostrou nessa quarta-feira (31) o novo Ka Freestyle, versão aventureira que estreia a reestilização que será aplicada em toda a gama do hatch. Vale lembrar que hoje de manhã a marca apresentou o modelo na Índia, país onde se chamará apenas Freestyle. Não foram revelados os preços, mas as vendas no Brasil estão confirmadas para o segundo semestre.

Como todo aventureiro, o Ka Freestyle traz as típicas molduras plásticas nos para-lamas e altura elevada em relação ao solo (a Ford não revelou as medidas do modelo nacional, mas na Índia ele ficou 1,5 cm mais alto). Fora isso, as novidades ficam por conta da grade dianteira mais estreita, rodas de 15 polegadas, os faróis com arranjo interno diferente e os para-choques dianteiro e traseiro com desenho em “C” — solução parecida ao do novo Fiesta.

Ford Ka FreeStyle (divulgação)

Curiosamente, a Ford chama o novo Ka Freestyle de “utilitário compacto global”, o batizando pela sigla em inglês CUV (Compact Utility Vehicle). Ou seja, a mesma linha adotada pela Renault com o subcompacto Kwid ao chamá-lo de “SUV dos compactos”.

Ainda segundo a Ford, o Ka Freestyle terá uma oferta de equipamentos recheada e será seguro. Por dentro, a principal novidade será a nova central multimídia Sync 3 compatível com Apple CarPlay e Android Auto, que terá a mesma tela flutuante do EcoSport. No evento de imprensa, o modelo não teve o interior revelado, porém, na apresentação indiana, foi revelado o visual do sistema.

A marca não deu detalhes sobre a motorização do novo Ka, que poderá manter o atual 1.0 de três cilindros (85 cv) e 1.5 Sigma de 110 cv. Mas aqui vai um detalhe: é especulado que o hatch ganhe o novo motor 1.5 Dragon de três cilindros (137 cv) do EcoSport, podendo ainda oferecer o mesmo câmbio automático de seis marchas do SUV compacto.

Veja mais:

>> EcoSport Storm: versão 4×4 do SUV chega por R$ 100 mil

>> Andamos no Kwid, um subcompacto com fórmula justa

>> Avaliamos o Ka Trail, representante da Ford no time de compactos aventureiros